Olá pessoal!!
Gostaria de saber se java possui suporte para Herança múltipla, ou seja, uma classe ser herdeira de mais de uma classe. Isso é possível, como faço em java?
Olá pessoal!!
Gostaria de saber se java possui suporte para Herança múltipla, ou seja, uma classe ser herdeira de mais de uma classe. Isso é possível, como faço em java?
Oi monstrinho… 
Java não oferece suporte para Herança Múltipla… mas há um item importante que é a Interface!
dê uma olha nessa thread…

Amigo,
Como seria a implementação de interface? Pois não tenho a mínima idéia de como se implementa este tipo…
um exemplo simples de interface:
interface X{
public void y();
}
public class Z implements X{
public void y(){
...
}
}
interface parecido com uma classe abstrata, soh q nenhum dos metodos pode ter um corpo (todos tem q ser abstratos), todos os metodos tem q ser publicos (implicita ou explicitamente) e nao tem construtor…
exemplos de interfaces na API java sao: KeyListener, MouseListener e ActionListener…
monstrinho, esse exemplo que o Felipe postou é muito legal… 
aqui vão outras dicas sobre Interfaces:
uma classe pode implementar quantas interfaces desejar
não se pode ter atributos em interfaces, exceto atributos sinalizados como static final(constantes)
a classe que declarar que implementa, deve ter implementações para todos os métodos declarados na interface
um erro comum, cometido é considerar que interfaces são um mecanismo para a implementação da herança múltipla, pois com interfaces não há reaproveitamento de código, portanto não há herança!
Exemplo:.
analisemos o modelo abaixo:

se desejássemos enviar a mensagem ganho(), poderíamos faze-lo indiferentemente tanto para objetos da classe Professor quanto para objetos da classe Monitor…
Porém, como devemos especificar o parâmetrode um método que vai se comunicar com os objetos somente através do método ???
com a ajuda da INTERFACE !!!

Interface Trabalhador
public interface Trabalhador
{
public float ganho();
}
Classe Professor que implementa Trabalhador
public class Professor implements Trabalhador
{
.....
public float ganho();
....
}
Classe Monitor que extende Estudante e implementa Trabalhador
public class Monitor extends Estudante implements Trabalhador
{
.....
public float ganho();
....
}
valeu…

Pessoal,
É o seguinte, tenho um pacote que se chama “sga”
public class SGA extends JFrame
que é a classe principal do meu projeto. E tenho outra
public class Logon extends JInternalFrame
quero usar nesta última classe um atributo que está declarado na primeira classe, que é o seguinte:
DBConnection DB = new DBConnection();
como posso fazer tal coisa?
tem como vc simular isso importando os pacotes
Tudo bom!
Declare um método getter na classe SGA que retorna este atributo e depois utilize-o na segunda classe.
Ex:
public class SGA extends JFrame {
...
public DBConnection getConnection(){
return DB;
}
...
pubic class Logon extends JInternalFrame {
...
SGA sga = new SGA();
DBConnection db = sga.getConnection();
}
Abraços.
Nem sempre dá certo importando pacotes, as vezes basta a classe que vc deseja ultilizar está no projeto, ou melhor , está contido na pasta onde está sendo arquivada as demais classes criadas, isto é se o ambiente ultilizado for o JCreator.