publicclassEndereco{privateStringrua;}publicclassPessoaextendsEndereco{privateStringnome;}//Não recomendo nesse caso vc extender uma classe pessoa a classe Endereço, mas só para vc entender a diferença.
S
sidiii
Então psandrelli.
Eu jah dei uma lida e relida nesse artigo, mas ainda achei meio confuso.
o que entendi:
Usar composição quando:
1-Oobjetotemdefazeroverridedosmétodos.2-Oobjetonão"é um"massim"um papel assumido por".ex:GerenteextendsFuncionario,SecretariaextendsFuncionario.Ouseja,sãopapéisassumidosporFuncionário.
Vc conhece algum outro.
Obrigado pela ajuda.
S
sidiii
Giulliano:
Não acho q precise de uma apostila só pra isso...mas vc pode procurar alguma coisa sobre OO
publicclassEndereco{privateStringrua;}publicclassPessoaextendsEndereco{privateStringnome;}//Não recomendo nesse caso vc extender uma classe pessoa a classe Endereço, mas só para vc entender a diferença.
Sim, entendi:
Endereço não "é uma" pessoa mas sim "compõe" o cadastro de uma pessoa.
No caso, se eu entendi, composição não eh uma extensão (uma sub-classe)? Ou não?
Giulliano
Entendeu sim…uma composição é apenas algo que compõe sua classe mas não necessariamente precisa ser UMA classe do mesmo tipo…
Se vc faz public Class Pessoa extends Enedereco {}
A partir daí sua classe Pessoa é UMA classe Endereço…e isso não tem lógica.
Mas se vc usou a composição então sua classe Pessoa TEM-UM Endereço…percebe a diferença…é isso acho q não tem mais o que falar.
S
sidiii
Giulliano:
Entendeu sim…uma composição é apenas algo que compõe sua classe mas não necessariamente precisa ser UMA classe do mesmo tipo…
Se vc faz public Class Pessoa extends Enedereco {}
A partir daí sua classe Pessoa é UMA classe Endereço…e isso não tem lógica.
Mas se vc usou a composição então sua classe Pessoa TEM-UM Endereço…percebe a diferença…é isso acho q não tem mais o que falar.
Pucha vida, se é isso, então jah é possível resolver “alguns” problemas na hora de projetar um software!!!
Valeu pela explicação Giulliano.
Dieval_Guizelini
Acho que você pode dar uma olhada nos tutoriais da argonavis.