Herança visual com Netbeans 6.1

3 respostas
tebosoftware

Boa noite pessoal

estou tendo um problema chato com a herança.
fiz tudo que todos os tutoriais que encontrei falaram.
a herança funciona até o momento que coloco algum componente no jpanel, ele se perde e coloca ao this, ao invés do containerDelegate.
se eu mudar manualmente no arquivo .java, ele volta a funcionar. Mas sempre que altero qualquer coisa, já da erro novamente.

alguém já passou por isso e pode me ajudar?

desde já agradeço

3 Respostas

C

Estou com um problema de herança visual tbm mas tipo ja consigu fazer herança visual no net beans mas so atraves de um JFrame base, mas quero usar um jPanel para alocar em varios JFrames e nao o contrario.

Quanto ao seu problema voce tem que ser mais especifico, não entendi direito, mas tipo um problema que aconteceu comigo parecido com esse foi que eu não estava colocando o tipo de layout certo na classe que extende a base no netbeans.

espero ter ajudado

tebosoftware

Bom dia

para se fazer a herança visual, tem algumas regras.

1º - a sua classe tem que ter um construtor sem parametros
2º - o método que for retornar o container, não pode estar listado como metodos no beaninfo. Quando o beaninfo é criado pelo netbeans, ele acaba listando o método como método da classe, remova.
3º - o painel nao pode ter componentes.
4º - nenhum método que for chamado na inicialização pode dar erro.

espero ter ajudado…

se precisar fale

falow

C

Depois de muita luta eu consegui, :D. Ja consigu fazer herança visual de tudo que jeito.
Eu nem precisei usar Bean, eu construi o meu Jpanel que pode ser chamado por um applet ou por um JFrame, coloquei o conteudo nele, e no Jframe eu coloquei outro jpanel vazio e customizei o codigo no net beans para que esse jPanel herdasse um objeto da minha outra classe jpanel, so que para isto funcionar o jpanel que contem os componentes tem que ter layout null se nao não funciona. E atraves do objeto dessa classe jpanel e possivel manipular essa classe do Jframe.
exemplo:

A minha classe que extende a JPanel e que contem os componentes é o simuladorPane.

dai eu crio o Jframe base e um Jpanel vazio nele:

public class simuladorFrame extends javax.swing.JFrame {

simuladorPane objPane = new simuladorPane();

public simuladorFrame() {
        initComponents();
    }

JPanel jPanel1 = objPane;

assim usando objPane eu conseguir acessar os metodos da classe pane e alterar o conteudo do pane em execução.
:D
espero que isso ajude alguem com duvidas parecidas
Obrigado

Criado 20 de agosto de 2008
Ultima resposta 23 de out. de 2008
Respostas 3
Participantes 2