herança

12 respostas
gisa_screen

ola ! tenho que fazer uma classe que herda de turma, qual classe pode ser uma subclasse de turma? deve ter métodos de sobrecarga e herança também!

obrigada ...a classe turma e métodos ja tenho é essa!

public class Turma

{

private int codigo;
	private int sala;
	private String horario;
	private int totalDeVagas;

public void setCodigo(int c)
	{
		codigo = c;
	}

public int getCodigo()

{
		return codigo;
	}

public void setSala(int s)
	{
		sala = s;
	}
	public int getSala()

{
		return sala;
	}

public void setHorario(String h)
	{
		horario = h;
	}

public String getHorario()

{
		return horario;
	}

public void setTotalDeVagas(int tV)
	{
		totalDeVagas = tV;
	}

public int getTotalDeVagas()
	{
		return totalDeVagas;
	}

}

obrigadooooo!

12 Respostas

Tiburcio_Mancha

Vc simplesmente cria uma classe nova da seguinte forma:

public class NomeDaClasse extends Turma{

}

pronto, a palvra reservada “extends” na declaração da classe, diz que esta classe esta herdando as caracteristicas de outra classe, no caso de Turma…

Esta classe nova herda todos os atributos e métodos da classe pai, sendo q fica a seu critério usar sobrecarga ou não…

gisa_screen

sim sei, que é assim só que nao sei qual classe pode usar como subclasse de turma…pode ser turmaEspecial?

Tiburcio_Mancha

Qualquer classe que vc queira que herde as características de Turma…

fantomas

Gisa_screen na boa, quem foi que pediu isto para vc?

Foi o seu professor ou é da sua cabeça mesmo?

flws

gisa_screen

rsrs me pediram pra fazer esse trabalho só que tbm nao sei como extender uma classe de turma que possa herdar todos os atributos e métodos…mas foi o professor que pediu issoo tem que ser de turma…

fantomas

Estou achando a pergunta estranha (ainda mais vinda de um professor - espero que não seja universitário) porque, de uma maneira mega-simplificada, vc tem que primeiro fazer a análise do sistema para descobir os objetos e seus relacionamentos, as regras, os fluxos os processos e etc… depois disso vc constata (com nos objetos) quais classes de objetos foram encontradas. No tocante as classes vc verifica as relações que existem entre elas na intenção de saber se é de herança (tipo é um) ou associação (tipo tem um).

Ou seja, neste estagio do trabalho vc não não teria que inventar nada.

Vamos falar da sua classe turma… adminitindo que o sistema seja um curso, eu não consigo imaginar (ainda bem) uma classe que possa herdar coisas de turma. Por exemplo, a classe Professor poderia herdar as caracteristicas da class Pessoa, outro exemplo é a Classe Aluno certamente poderia herdar caracteristicas da classe Possoa; isso ocorre porque Professor é uma pessoa e Aluno também é uma Pessoa essas classes tem um relacionamento do tipo é um.

Vamos analisar a relação da classe Turma com a classe Aluno… elas possuem uma relação do tipo “tem um”, ou seja, o objeto da classe Turma possui objetos da classe Aluno; posso dizer que uma turma está associada a vários alunos.

Partindo deste principio fica difícil vc encontrar algum tipo de classe que seja do tipo Turma, a não se que ele (o seu prof) queira criar classes da seguinte maneira, por exemplo:

A classe TurmaBiologia herda da classe Turma ou TurmaMatematica herda da classe Turma e assim por diante…

public class TurmaBiologia extends Turma {
}

public class TurmaMatematica extends Turma {
}

public class TurmaEspecial extends Turma {
}

Vai ver o maluco que isso, o que vc acha/

flws

gisa_screen

justamente isso que pensei…acho que o tema é Universidade,entao o professor dividiu as classes entre os alunos…se fosse a classe aluno poderia ser extends de pessoa…seria mais fácil rsrs, agora turma…aff
BOM tbm tinha pensado em fazer assim ,só que nao sabia se estava certa rs…por isso perguntei aqui no Fórum…na verdade tbm achei estranho …mas como o trabalho não é meu , estou apenas ajudando…Bom assim aprendo mais … :wink:

gisa_screen

Obrigado pela ajuda ai galera !!!

gisa_screen

Fantomas obrigada pelas respostas…na sobrecarga eu posso usar o mesmo método mas com argumentos diferentes?
tipo reservarturma(){

}

posso usar o mesmo método?

fantomas

Sim, pode.

Lembrando que a sobrecarga é feita através da construção de métodos com mesmo nome mas com parametros diferentes (como vc disse).

public void print(final double value) {
  ...
}

public void print(final int value) {
  ...
}

public void print(final byte value) {
  ...
}

flws

danilopelegrino

gisa_screen:
Fantomas obrigada pelas respostas…na sobrecarga eu posso usar o mesmo método mas com argumentos diferentes?
tipo reservarturma(){

}

posso usar o mesmo método?

Isso mesmo meu querido.

Se vc tiver um metodo com o mesmo nome, porem com a assinatura diferente, isso se caracteriza sobrecarga de método.

Agora se vc tiver um metodo com a mesma assinatura, porem com o conteudo diferente, ai se caracteriza a sobrescrita de método, entendeu?

abraço t+

gisa_screen

eu usei a classe que o colega indicou tipo turmaBiologia extends de turma…mas ta chatim redefinir um método…

Criado 14 de setembro de 2009
Ultima resposta 14 de set. de 2009
Respostas 12
Participantes 4