Herança

4 respostas
jfnando

Opá,

Estou precisando fazer uma tela que relizare operações de navegação como primeiro, anteriror, proximo, utlimo e as operações de inclusão,
exclusão e gravação. Mas queria encontrar uma maneira de criar uma tela padrão onde eu pudesse herda-la para realização de todos os cadastros.

Alguem já passou por isso e pode me dar uma idéia?

Obrigado!

4 Respostas

Luca

Olá

Crie componentes. Use models seguindo o jeitão do Swing. Crie uma tela padrão sem nada. Coloque os componentes na tela. Lembre-se de não colocar nos componentes ou em qualquer outro objeto visual nada que se aproxime da camada de persistência.

Só a vontade de padronizar já é um bom começo, resta colocar em prática direito.

[]s
Luca

jfnando

Ok,

Estou pensando em fazer uma classe que tenha um componente navigatorBar, que menipule uma classe abstrata que tenha os metodos primeiro, anterior, novo e etc.
Depois criar uma classe que estenda da classe abstrata e que implemente estes métodos para cada tipo de cadastro.
Será que funcionaria?

Alguém tem uma outra dica?

T

Uma mania (ou vício, ou bitola, ou “deformação profissional”, ou sei lá o quê…) que os desenvolvedores J2EE têm depois de algum tempo é achar que tudo é MVC (Model/View/Controller) e Frameworks.
A sua aplicação é um caso clássico para o uso de MVC; um monte de telas (V = View) que devem ter navegação (C = Controller) e acessam algum dado (M = Model).
Deve ter alguém que sabe de um “framework” MVC para aplicações desktop, que é o que o jfnando quer fazer. Alguém pode procurar isso, para informar o OP (“Original Poster” em inglês, não sei qual é o termo em português…)?

jfnando

Acontece o seguinte, pode até ser isso, mas vou tentar explicar oq eu quero.

Queria criar uma classe com interface gráfica q contenha a barra de navegação e os botoes de incluir, excluir e etc.

E esta mesma classe eu queria reutiliza-la para realizar todos os cadastros e navegações. Se alguem tiver um exemplinho ou uma explicação mais detalhada de como eu poderia fazer isso, lembrando que eu quero realizar a cração das tela eu mesmo e nada automático, entendem, tipo, colocar os edits nas posições q eu quero essas coisas.

Eu naum to conseguindo entender um jeito de eu fazer a parte com o navigatorbar (que vou utilizar para todos com) comunicar com os edits que vão ser diferentes para cada cadastro, capitch  :?:

Outra coisa, tenho uma classe que realiza a comunicação com a base de dados separada disso tudo, que contem os seguintes métodos somente:

void inserir(Object obj);

void alterar(Object obj);

void alterar(Object obj);

Vector getObjetos();

Object getObjeto(int codigo);

será que deveria implementar alguma coisa aqui como primeiro,

anterior, proximo e ultimo?

Alguem jah fez alguma tela de cadastro com interface gráfica?

Obrigado!
Criado 28 de julho de 2004
Ultima resposta 30 de jul. de 2004
Respostas 4
Participantes 3