Heroku Brasileiro

Me peguei pensando no seguinte: O que falta para que tenhamos um Heroku aqui no Brasil? :?

Alguma empresa séria que tenha ousadia.

Mas porque exatamente tem que ser brasileira? Meo, os serviços de hospedagem/VPS, sempre que procuro, acho melhor e mais barato lá fora…
Sinceramente, ainda prefiro os serviços dos gringos pra esse tipo de coisa.

Não é que “tem de ser brasileiro”; é que não temos opções no mercado nacional e seria bom ter.

Temos empresas de internet com tão color=gray[/color] sólidas, com hosting, como a UOL, iG, Alog, Tecla, Mandic… Se bem que, para montar uma plataforma dessas, não necessariamente tem de “ser” XYZ Host; pode-se “utilizar” determinada plataforma.

De qualquer forma, qual é o problema? É só falta de ousadia mesmo? :?

Eu diria que ter um ping mais rapido justifica!

Temos a amazon aws, que chegou no Brasil, não é como um heroku ou cloudbees da vida, mas ta ae! Alguem poderia montar uma plataforma destas dentro da Amazon Brasil, assim como a cloudbees se nao me engano é na amazon la de fora!

[quote=pcassiano]Não é que “tem de ser brasileiro”; é que não temos opções no mercado nacional e seria bom ter.

Temos empresas de internet com tão color=gray[/color] sólidas, com hosting, como a UOL, iG, Alog, Tecla, Mandic… Se bem que, para montar uma plataforma dessas, não necessariamente tem de “ser” XYZ Host; pode-se “utilizar” determinada plataforma.

De qualquer forma, qual é o problema? É só falta de ousadia mesmo? :? [/quote]

Heroku era uma empresa de hosting? O que te leva a crer que PaaS é uma evolução do negócio de hosting?

[quote=pcassiano]Não é que “tem de ser brasileiro”; é que não temos opções no mercado nacional e seria bom ter.

Não adianta querer sem poder. Não há competência nessas empresas para oferecer um produto de Plataforma como Serviço (PaaS).

[quote=andre_salvati][quote=pcassiano]Não é que “tem de ser brasileiro”; é que não temos opções no mercado nacional e seria bom ter.

Não adianta querer sem poder. Não há competência nessas empresas para oferecer um produto de Plataforma como Serviço (PaaS).[/quote]

Infelizmente você tem razão. Se algum dia surgir alguém será uma grata surpresa.

Mas conhecendo o empresário brasileiro, o mais provável é que eles saiam de fininho depois de 1) rebatizarem o produto antigo para algo relacionado a cloud computing, e 2) esgotado o número de early-adopters trouxas.

concordo.

tá, a gente não tem competência. mas, e infra, a gente tem?

tá, a gente não tem competência. mas, e infra, a gente tem?[/quote]

Vc pode ter o computador mais poderoso do planeta, mas se não tiver profissionais capacitados a oferecer serviços de alto valor agregado que rodem nele de q adianta?

Exemplo: o Google App Engine oferece serviços como automação de deploy, memcache, datastore com replicação, multitenancy e acesso a muitas outras APIs de serviços em máquinas que, talvez, tenham menos capacidade de processamento do que seu desktop.

É claro que tudo depende também de um datacenter bem projetado, mas o principal são os SERVIçOS que a PLATAFORMA oferece.

Eu não sinto o tempo de resposta de requisições sendo lentas em sites hospedados no exterior. Jamais que vou pagar mais caro por um serviço inferior pra diminuir latência em web

Engraçado que até em alguns jogos online como Dota 2 não faço a mínima questão de jogar no servidor BR. O ping que você consegue hoje no exterior é melhor do que o ping que você conseguia nos BR na época de discada, totalmente viável. Mas jogo continua sendo um extremo em que você percebe a diferença nos pings nacionais e exterior. Aplicações web nem tanto!

Eu não sinto o tempo de resposta de requisições sendo lentas em sites hospedados no exterior. Jamais que vou pagar mais caro por um serviço inferior pra diminuir latência em web

Engraçado que até em alguns jogos online como Dota 2 não faço a mínima questão de jogar no servidor BR. O ping que você consegue hoje no exterior é melhor do que o ping que você conseguia nos BR na época de discada, totalmente viável. Mas jogo continua sendo um extremo em que você percebe a diferença nos pings nacionais e exterior. Aplicações web nem tanto![/quote]

Olha, eu ja tive VPS no Brasil, depois migrei ele para os USA justamente pelo preço, e sim, posso dizer que tem um lag no ping do Brasil x USA. Pelo menos no meu caso o server era mais rapido quando no Brasil. Hoje com a amazon no Brasil tu pode escolher onde quer o servidor, eu coloquei em Sao Paulo.

Diferença de ping tem, mas será que é relevante em aplicação web?

Botei um script com Ajax no meu VPS nos EUA. Clica algumas vezes no botão pra ativar um alert vindo do server

http://victorcisneiros.com/guj/

Vai ter requisições que são quase instantâneas (em adsl residencial, se for nas internets compartilhadas de trampo pode ter um delay, seja BR ou EUA :D)

Agora leve em consideração uma aplicação real, o gargalo pode se tornar o tempo de transferência de dados e não o tempo de um ping que é pequeno

Ai entra a questão de taxa de download, que pela minha experiência você pode atingir o limite tanto com o arquivo vindo dos EUA como do BR. Baixando o Eclipse consigo atingir o limite da minha conexão tanto nos mirrors BR como americanos

Ficaria então a dúvida se valeria a pena pagar o dobro pra utilizar o Amazon S3 de São Paulo ao invés do americano. Teria que fazer testes mais completos com a internet de várias pessoas. Teria que ver o comportamento com os arquivos web (arquivos CSS/JS de 30k, imagens de até 200k). Pode ser que demore menos pra chegar a velocidades maiores em arquivos BR, e quando vc tem vários arquivos sendo baixados, alguns sequenciais, essas pequenas diferenças podem chegar a valores consideráveis

Tem também abordagens híbridas, pelos meus testes o Facebook é mantido nos EUA, as imagens também e conteúdos estáticos (ex: css) vem do Brasil pra gente