Boa tarde pessoal gostaria de saber se necessariamente preciso mudar a maneira com que eu vinha desenvolvendo minhas aplicações com essa nova versão do Hibernate 3.2.x.
Antes eu criava para cada JavaBean um arquivo hbm.xml onde existia o mapeamento e um arquivo de configurações da conexão, e mapeamentos existentes no projeto.
Nessa nova versão sou obrigado a utilizar Annotations ? esse EntityManager seria uma alternativa ? ou estou viajando…
Bom estou lendo sobre o assunto para tirar minhas duvidas atuais… caso alguem possa me ajudar com as duvidas…
O Hibernate é um framework onde o mapeamento objeto-relacional é feito a partir de um arquivo XML e isto não vai mudar!
Foi criado um padrão para lidar com a persistência em aplicações chamado JPA, que utiliza anotações para a definição do mapeamento (mas também pode ser configurado no XML!!!)
O Hibernate implementou o JPA, porém as funcionalidades antigas continuarão existindo!!!
A vantagem de se usar o JPA é que se você não quiser utilizar mais o Hibernate, você pode escolher qualquer outra implementação da JPA (porque agora é um padrão) e utilizar sem precisar alterar o código fonte. Mas fique tranquilo que o bom e velho mapeamento XML do hibernate vai continuar existindo.