Hibernate 3.2, JSF 2.0 e TomCat 6 não combinam?

12 respostas
G

Fiz um projeto bem pequeno mesmo utilizando o Hibernate com JSF 2.0 no GlassFish e roda de boa, porém, o mesmo projeto não roda no TomCat 6. Alguém pode me clarear as idéias para este problema?

12 Respostas

tnaires

Não funciona porque a implementação da EL (Expression Language) disponível para o Tomcat 6 não é compatível com a versão usada pelo JSF 2.0.

Você precisa usar o Tomcat 7 ou então atualizar os JARs da EL dentro do diretório lib do Tomcat 6.

D

goncaze:
… utilizando o Hibernate com JSF 2.0 no GlassFish e roda de boa, porém, o mesmo projeto não roda no TomCat 6. …
@goncaze,
Vc precisa fornecer + detalhes, p/ex.: se fez a Persintência via JPA (ou a Session do Hibernate mesmo), se vc usou algum tipo de “scafolding” tipo o gerador de DAOs e PersistenceUnit do netBeans, etc., etc.

G

Na verdade, segui este tutorial do site do NetBeans http://netbeans.org/kb/docs/web/hibernate-webapp_pt_BR.html que usa o GlassFish. Então, refiz o projeto com TomCat e nada funcionou. Talvez seja realmente a questão dos jars, não é mesmo? Vou fazer um teste hj à noite.

tnaires

Pode ter certeza que o problema são os JARs da Expression Language. Vi isso no livro Core JavaServer Faces 3rd edition.

P

Fiz esse mesmo tipo de aplicação usando o Tomcat6 e funcionou na primeira rodada, mas estou com esse problema(http://www.guj.com.br/posts/list/212608.java)

D

goncaze:
Na verdade, segui este tutorial do site do NetBeans http://netbeans.org/kb/docs/web/hibernate-webapp_pt_BR.html que usa o GlassFish. Então, refiz o projeto com TomCat e nada funcionou. Talvez seja realmente a questão dos jars, não é mesmo? Vou fazer um teste hj à noite.
Oi goncaze,
Uhm, vc fez a conexão (c/ o BD) seguindo o Tutorial, ou utilizou ‘DataSource’. Em todo caso, tenta localizar a msg de erro q deu e coloca aí no post p/ a gente ver.
(Obs.: pq q vc não usa o tutorial de JPA (pois este permite Portabilidade a nível de Framework OR-M), o qual, inclusive, possibilita o Mapeamento via Java Annotations?!

tnaires:
Não funciona porque a implementação da EL (Expression Language) disponível para o Tomcat 6 não é compatível com a versão usada pelo JSF 2.0.
@tnaires,
Vc está se referindo especificamente à Expression Language do JSF??!

G

“Mapeamento via Java Annotations” com Hibernate também é assim que eu faço, não estou usando as hbm.xml para mapear! Tentei rodar no TomCat 7 mas tbm deu o mesmo problema. Vou desistir de tomcat e continuar no glassfish!

C

Na verdade testei no Tomcat 7.0 e não consegui rodar também. Localmente no GlassFishV3 roda beleza…deve ser algum JAR mas já tentei de tudo e nada. No meu caso ele não está reconhecendo os ManagedBeans anotados, ou seja, sem estar definidos pelo faces-config.xml. Peguei o exemplo “HelloWorld” que vem no pacote do JSF e nem ele roda, o managedBean anotado não é identificado de jeito nenhum…

tnaires

http://www.guj.com.br/posts/list/146947.java#1085271

LPJava

se eu nao estou equivocado somente o tom 7 que dar suporte tanto jee6 quanto jsf 2, a versao 6, ate pq ela eh bem antiga nem sonhava no jsf 2 quando foi lancada a versao tom 6.
Eu tenho o habito de sempre ler a documentacao e os requisitos de uma tecnologia antes de ir fazer nem que seja um hello.

C

Atualizei a EL mas ainda não funcionou…

Parei tudo e refiz toda a instalação, baixei novamente o Tomcat 7.0, fui no que estava instalado e apaguei todas os JARs do lib e joguei novamente os JARs presentes no arquivo que baixei. Minha intenção era deixar o tomcat como veio e ir colocando os “novos” JARS aos poucos. Tentei rodar a aplicação com o Tomcat 7.0 limpo e nada…então joguei somente os dois arquivos do MOJARA JSF 2.0 no diretório lib do Tomcat e resultado: funcionou, entendeu tudo…JSF 2.0 rodou, acho que tinha algum JAR inadequado resultado da primeira instalação…

G

Já que funcionou no seu caso da forma que vc fez com tomcat 7, então vou dar o tópico como RESOLVIDO. Porém, o pessou aki da empresa agora tá migrando para FLEX. Foi-se JSF…

Criado 15 de julho de 2010
Ultima resposta 27 de jul. de 2010
Respostas 12
Participantes 6