Fiz um projeto bem pequeno mesmo utilizando o Hibernate com JSF 2.0 no GlassFish e roda de boa, porém, o mesmo projeto não roda no TomCat 6. Alguém pode me clarear as idéias para este problema?
Hibernate 3.2, JSF 2.0 e TomCat 6 não combinam?
12 Respostas
Não funciona porque a implementação da EL (Expression Language) disponível para o Tomcat 6 não é compatível com a versão usada pelo JSF 2.0.
Você precisa usar o Tomcat 7 ou então atualizar os JARs da EL dentro do diretório lib do Tomcat 6.
… utilizando o Hibernate com JSF 2.0 no GlassFish e roda de boa, porém, o mesmo projeto não roda no TomCat 6. …@goncaze,
Vc precisa fornecer + detalhes, p/ex.: se fez a Persintência via JPA (ou a Session do Hibernate mesmo), se vc usou algum tipo de “scafolding” tipo o gerador de DAOs e PersistenceUnit do netBeans, etc., etc.
Na verdade, segui este tutorial do site do NetBeans http://netbeans.org/kb/docs/web/hibernate-webapp_pt_BR.html que usa o GlassFish. Então, refiz o projeto com TomCat e nada funcionou. Talvez seja realmente a questão dos jars, não é mesmo? Vou fazer um teste hj à noite.
Pode ter certeza que o problema são os JARs da Expression Language. Vi isso no livro Core JavaServer Faces 3rd edition.
Fiz esse mesmo tipo de aplicação usando o Tomcat6 e funcionou na primeira rodada, mas estou com esse problema(http://www.guj.com.br/posts/list/212608.java)
Na verdade, segui este tutorial do site do NetBeans http://netbeans.org/kb/docs/web/hibernate-webapp_pt_BR.html que usa o GlassFish. Então, refiz o projeto com TomCat e nada funcionou. Talvez seja realmente a questão dos jars, não é mesmo? Vou fazer um teste hj à noite.Oi goncaze,
Uhm, vc fez a conexão (c/ o BD) seguindo o Tutorial, ou utilizou ‘DataSource’. Em todo caso, tenta localizar a msg de erro q deu e coloca aí no post p/ a gente ver.
(Obs.: pq q vc não usa o tutorial de JPA (pois este permite Portabilidade a nível de Framework OR-M), o qual, inclusive, possibilita o Mapeamento via Java Annotations?!
Não funciona porque a implementação da EL (Expression Language) disponível para o Tomcat 6 não é compatível com a versão usada pelo JSF 2.0.@tnaires,
…
Vc está se referindo especificamente à Expression Language do JSF??!
“Mapeamento via Java Annotations” com Hibernate também é assim que eu faço, não estou usando as hbm.xml para mapear! Tentei rodar no TomCat 7 mas tbm deu o mesmo problema. Vou desistir de tomcat e continuar no glassfish!
Na verdade testei no Tomcat 7.0 e não consegui rodar também. Localmente no GlassFishV3 roda beleza…deve ser algum JAR mas já tentei de tudo e nada. No meu caso ele não está reconhecendo os ManagedBeans anotados, ou seja, sem estar definidos pelo faces-config.xml. Peguei o exemplo “HelloWorld” que vem no pacote do JSF e nem ele roda, o managedBean anotado não é identificado de jeito nenhum…
se eu nao estou equivocado somente o tom 7 que dar suporte tanto jee6 quanto jsf 2, a versao 6, ate pq ela eh bem antiga nem sonhava no jsf 2 quando foi lancada a versao tom 6.
Eu tenho o habito de sempre ler a documentacao e os requisitos de uma tecnologia antes de ir fazer nem que seja um hello.
Atualizei a EL mas ainda não funcionou…
Parei tudo e refiz toda a instalação, baixei novamente o Tomcat 7.0, fui no que estava instalado e apaguei todas os JARs do lib e joguei novamente os JARs presentes no arquivo que baixei. Minha intenção era deixar o tomcat como veio e ir colocando os “novos” JARS aos poucos. Tentei rodar a aplicação com o Tomcat 7.0 limpo e nada…então joguei somente os dois arquivos do MOJARA JSF 2.0 no diretório lib do Tomcat e resultado: funcionou, entendeu tudo…JSF 2.0 rodou, acho que tinha algum JAR inadequado resultado da primeira instalação…
Já que funcionou no seu caso da forma que vc fez com tomcat 7, então vou dar o tópico como RESOLVIDO. Porém, o pessou aki da empresa agora tá migrando para FLEX. Foi-se JSF…