Hibernate 3

Olá people!

Li uns artigos sobre o hibernate e achei o conceito extraordinário. Só agora é que eu descobri o hibernate, por isso fiz o download da versão 3, pois é a ultima. No entanto, estou com muitas dificuldades em criar um exemplo teste. Alguém tem por favor um pequeno exemplo para a versão 3 do hibernate? Um simples select é suficiente. A minha grande dificuldade está na geração dos ficheiros de configuração.
Como IDE estou a utilizar o eclipse 3.1, sendo este editor também novo para mim. Se alguém conhecer bons pluggins para este editor e quiser partilhar comigo seria simpático.

Comunidade, qualquer ajuda será bem vinda.

Por acaso Hibernate 3.0 já é release??? Não sei se começar pelo hibernate 3.0 seria a melhor opção.!!!

Bom… mesmo assim… ao invés de sair escovando bits, siga este roteirinho criado pelo próprio grupo do Hibernate!!!

http://www.hibernate.org/152.html

Aqui irá descrever todos os passos necessários para se aprender Hibernate!

Um bom documento que indico é o Hibernate Reference, que pode ser obtido também no site www.hibernate.org.

Se quiser algo mais elaborado e passo a passo, compre o livro Hibernate in Action! www.manning.com

Abraços!
Thiago Senna

Do Hibernate 2.x pro 3.0 não ocorreram mudanças que inutilizem tutoriais básicos para Hibernate 2.x, apenas novas features.

Então você pode seguir este tutorial
http://www.guj.com.br/java.artigo.125.1.guj
sem problemas.

Se enfrentar dificuldades lembre-se de pesquisar no fórum antes.

Já é sim.

Eu nao vejo muitos problemas, bugs provavelmente aparecerao em maior quantidade nas funcionalidades novas.
Eu to usando o 3 num projetinho que ando desenvolvendo.

]['s

Existe um plugin para o Eclipse chamado hibernateSynchronizer, ele
gera os xml de mapemento, os VO e o DAO. É uma mão na roda.

http://www.binamics.com/hibernatesynch/

Marcus

Não, imagina, os caras só renomearam os pacotes e moveram algumas classes de lugar… :stuck_out_tongue:

Falando sério, se alguém for usar um tutorial antigo, não copie os imports e use a funcionalidade da IDE que os introduz e a maior parte deve funcionar :slight_smile:

Ah mister_m, isso é detalhe hehe os mapeamentos podem permacener iguais :smiley:

E caparam foram alguns métodos. Eu sempre achei que não se fazia isso!

Aqui todas as mudanças
http://www.hibernate.org/250.html

[quote=LIPE]Aqui todas as mudanças
http://www.hibernate.org/250.html[/quote]

Assustadoras. Ia ver isso mês que vem, nas minhas férias. Obrigado pelo link, LIPE.

Com coisas como mudar os defaults das propriedades e revirar o pacote *.hibernate.persister do avesso - que é a única saída quando uma tabela não tem constraints e está suja, por exemplo - a migração vai ser um projeto de média duração pra muuuuuuitas empresas… :-/

Ou simplesmente as empresas não vao migrar.

Aqui nós usamos o Hibernate 3 porque o projeto ainda esta pequeno, e mudar foi relativamente facil. Mas qualquer projeto “quase pronto” fica inviavel mudar.

Para projetos pequenos, com relacionamentos simples e nada muito além de saves, updates e deletes, não vai mudar quase nada hehe

Mas para as coisas da Summa … boa sorte hehe

Nem precisam ser coisas da Summa. Pegue qualquer sistema com banco legado e largado às traças durante 10 anos, use Hibernate 2 nele durante 1 ano fazendo relacionamentos ricos e depois a gente conversa sobre migração… :slight_smile:

Já sei o que você precisa:

:XD:

Depois o pessoal não sabe porque XP tem uma fama ruim em alguns círculos… :-/

A regra básica é: se você estiver fazendo seu projeto pessoal ou na empresa ou for responsável por consertar todos os projetos que dependem do seu, refatore sem dó. Caso contrário, crie outro(s) pacote(s) pra conter seu refactoring, enfie @deprecated em tudo que vai morrer em breve e simplesmente transforme suas classes antigas em atalhos “sofisticados” pras novas.

O pessoal do Hibernate, infelizmente, só seguiu esse conselho em um pedaço do código… :-/

[quote=marcus]Existe um plugin para o Eclipse chamado hibernateSynchronizer, ele
gera os xml de mapemento, os VO e o DAO. É uma mão na roda.

http://www.binamics.com/hibernatesynch/

Marcus[/quote]

Tem também o HiberClipse do Ricardo Lecheta, que participa aqui dos fórums do GUJ.

Eu usei esse plugin dele pra escrever o artigo sobre Hibernate para a SQL Magazine.

Obrigado pessoal!
Já criei um pequeno exemplo, que deu muito trabalho. Tinha seguido todos esses tutoriais que indicaram mas dava sempre problemas. Eu resolvi os problemas, configurando correctamente os ficheiros de configuração .xml, mas mais importante do que isso, foi incluir na minha lib um ficheiro asm.jar. Alguém sabe qual a razão deste ficheiro não vir incluído na lib do hibernate, já que eles próprios o utilizam?

Cumprimentos, e

O ficheiro que incluí na minha lib, que na mensagem anterior referi, chama-se asm-1.5.3.jar. Alguém sabe se existe uma versão mais actualizada?

Thiago, o hibernate 3 é release desde 31 de Março, e como não tenho quaisqueres conhecimentos de hibernate achei que seria melhor começar pela última, porque certamente terá muitos bugs resolvidos.

Para o pessoal que aconselhou os pluggins: Tenham atenção a esses pluggins, eu já os usei e todos eles deram asneirada. a razão para isso é que estes pluggins geram o xml para a versão 2 do hibernate. Na versão 3 há diferenças, logo a começar nos cabeçalhos dos ficheiros. Eu neste momento, faço a geração dos ficheiros manualmente.

Blz… Eu sou um pouquinho desinformado!! hehehe! Pelo que você colocou e a galera postou neste tópico sou obrigado a concordar com vocês!!! Eu também estou estudando, mas nem me preocupei muito em pegar a versão 3.0! Por enquanto estou focando mais os mapeamentos xml e conceitos, mas estou curioso para conhecer o hibernate 3.0.

Quanto ao meu plugin que estou utilizando no Eclipse se chama

Unhex Hibernate Modeler!

É simplesmente ótimo para quem está começando, e pode ser aplicado em qualquer situação. Este plugin também é independente de IDE. VocÊ pode utilizalo no JBuilder, NetBeans, JDeveloper e até no Notepad!

Abraços!
Thiago Senna

onde é que posso encontrar esse pluggin Thiago?

no google não aparece nenhum link.

Um abraço.