Hibernate... Adicionar mapeamento a uma SessionFactory já criada

Existe alguma maneira de eu adicionar um arquivo de mapeamento a uma SessionFactory ja instanciada.

Meu problema é o seguinte eu tenho um sistema que precisa carregar 400 tabelas porém não posso carregar tudo na inicialização porque demora muito, ou seja, eu carrego umas tabelas principais na inicializacao e conforme o usuário vai acessando determinados módulos do sistema eu vou carregango mais arquivos de mapeamento.

Estou fazendo da seguinte forma eu mantenho sempre um Configuration criado depois vou adicionando mapeamento a ele e chamando o métofo config.buildSessionFactory(); para recriar a SessionFactoty só que em algumas situações, que eu nemimagino qual seja, :shock: o buildSessioniFactory() simplesmente para de responder. Ele não trava o sistema nem da erro nem nada mas para de responder, a linha de execução entra nele e não sai mais. E o sistema para.

Alguem sabe o que pode ser isso essa parada do nada do BuildSessionFactory(); ou alguem conhece alguma outra maneira de eu inserir mapeamentos em uma SessionFactoy sem precisar recria-la.

Muito obrigado pela ajuda