Olá galera, alguém poderia me dizer por favor, qual as vantagens/desvantagens de se usar o hibernate annotation sobre o hibernate tradicional… Temos um grupo de 5 pessoas trabalhando aqui em nossa empresa e caimos nessa discussão… alguém pode ajudar!!!
No final das contas os dois são a mesma coisa.
“Hibernate Tradicional” nada muda do “Hibernate Annotation”. A única coisa que muda é que no “Hibernate Tradicional” você constrói os mapeamentos na mão. Se você tem uma tabela e deseja mapeá-la, você terá de fazê-la na “mão”.
Com o Hibernate Annotation você fará isso na própria classe que você cria, entende? Basta que você programe isso utilizando Anotações (Annotation). A Annotation juntamente com a JPA (Java Persistente API) surgiram para agilizar uma porrada de coisa que achamos um saco desenvolver.
Espero ter ajudado.
Caso alguma coisa que tenha falado esteja fora de “contexto”, por favor sinalizem.
M
marceloplis
Então se eu falar que usando o Hibernate-Annotations tenho uma maior Produtividade em relação ao Hibernate Tradicional, seria uma boa conclusão ???
bland
Marcelo,
De maneira abrangente, sim.
Até porque você vai estar programando na linguagem Java, deixará de utilizar arquivos XML para a configuração de mapeamentos. O próprio Hibernate Annotation fará isso pra você, basta que você tenha um conhecimento legal da Annotation do Hibernate para não fazer besteira com as suas tabelas.
Bem, esse é o meu ponto de vista. Agora, vale lembrar que o Hibernate Annotation não está “redondo”, se comparado ao Hibernate “Tradicional”, pois este não da suporte a algumas coisinhas que o Hibernate dá. Então, se for utilizar hoje o Hibernate em um projeto, seja esse comercial, aconselho utilizar o Hibernate Tradicional. A não ser que o que esteja faltando na Annotation não te faça falta.
Abraços.
diego_arruda
Produtividade é relativo, tem um amigo meu que odeia annotations por que diz que polui o código e atrapalha muito para ele ler. Uma vez que você está acostumado a montar um hbm, vc faz isso rapidinho.
Particulamente eu prefiro usar anotations por achar mais simples e direto, mas acho que o ponto mais forte não é a facilidade e sim por implementar a JPA como o bland falou. Imagine que você queira trocar seu mecanismo de persistência, se o novo mecanismo que você adotar seguir a JPA, não precisará refazer o mapeamento dos seus objetos persistentes.
Não sei se usei as palavras certas, me corrijam se estiver errado.
bland
Diego,
Acho que a idéia é essa mesma. O surgimento e a grande aceitação do mapeamento objeto-relacional cresceu bastante e a necessidade por algo de qualidade e que acelerasse ainda mais o precesso de mapeamento tornou-se essencial. Fora a flexibilidade.
Abraços.
Alexandre_Vilas_Boas
Oi Fabiano
estou utilizando o Hibernate com Annotation em produção, até o momento não me deparei com alguma situação que a anotação nao suportasse.
Sabe me dizer onde encontro (algun link ou algo parecido) que informe quai features não estão disponíveis com annotation?
[]'s
bland
Xand,
No próprio site do Hibernate o pessoal informa o que está pendente para uma próxima versão. Dá uma pesquisada lá.
Abraços.
beks
Alguém poderia me informar onde posso encontrar algum tutorial que seja tipo uma introdução as anotações? Algo bem básico mesmo, pois estou começando agora
Encontrei muita coisa, mas tudo muito solto, muito vago :?