Hibernate annotations e id gerada por trigger

Bom dia para todos, estou com um pequeno problema aqui, estou usando hibernate, nas tabelas do banco daqui a id dos campos é gerada por trigger e não em auto increments, resumindo o hibernate não consegue achar o próximo valor da sequencia, dei uma olhada na documentação e vi que tem como o hibernate reconhecer isso, atravéz da tag “generator” usando na “class” o valor “select”, isso vai fazer com que ele funcione(se bem que ainda não testei :)), mas estou usando anotaçoes e não queria usar xml, alguém sabe alguma maneira do hibernate reconhecer esse tipo de increment da tabela utilizando anotações?

Aguardo qualquer retorno. Obrigado.

Se o banco que vc estiver usando nao tem recurso de autoincrement, provavalemente o dialeto do hibernate faz com que o hibernate procure um sequence ou algo parecido para fazer o pk (postgresql é um exemplo onde isso aconteceria). Como vc é que seta o pk via trigger talvez role de extender o dialeto do seu banco para configurar o hibernate para nao utilizar sequences e sim passar null no lugar do pk. Eu acho que o caminho é esse mas nao sei ao certo onde vc deve mecher no dialeto… Qual é o banco que vc tá usando?

[No caso vc colocaria apenas @Id no pk das suas classes]