Hibernate: Annotations x XML

Olá pessoal.
Queria saber qual a forma mais usada no Hibernate hoje em dia. Anotações ou XML?
Estou estudando sobre isso, e gostaria de saber em qual dos dois modos de aplicação devo me preparar mais.

Na minha visão annotations é mais usado por ser mais pratico, mas com certeza é bom você conhecer os dois.

Obrigado pela resposta wagne23.
Então, pelo que vi, o modo de anotações é mais recente, então fiquei na dúvida quanto a sua utilização em geral hoje em dia.
Sem dúvida pretendo estudar ambas as formas, mas gostaria de saber qual usar para projetos testes e praticas.

Presta atenção.
Na programação voce vai usar tanto Annotation quanto XML
tem funções que o annotation é bem melhor, mas como o XML pode ser mais detalhado, ele lhe permite trabalhar com diversos tipos de procedimentos que voce precisara usar em suas classes.
Para descobrir um erro com annotation é dificil, com XML ja é mais facil. Eu acho.
Por isso é muito necessário você conhecer os 2.
Alem disso, algumas empresas trabalham só com Annotation, outras só com XML.
Cabe voce se adaptar

Obrigado pela resposta Scoobydoo.
Como disse, pretendo sim estudar ambas as formas, mas gostaria de saber qual dentre as duas se destaca mais, para que eu desenvolva projetos de teste e praticas.
Entretanto, acho que não é uma boa pratica mesclar as configurações, fazendo parte em Annotations e parte em XML, isso pode ser bem chato para manter depois, não?

Não. Tanto a annotation quanto o Xml trabalham juntos sem problemas.
Mas se for para você se especificar em 1 só, use sim o Annotation.
Apesar de existir muitas empresas que vivem no Tradicional(XML) o Annotation foi bem aceito no mercado
por sua praticidade. Mas não desperdice o valor de um bom XML.
Isso depende também do seu FrameWork.
Mas acho que independente do framework, todos trabalham com XML e Annotation.
De modo resumido: Aprenda primeiro Annotation.

Perfeito, chegou onde eu queria.
Obrigado pelas respostas.

Abraço.

Se me permite?! recomendo o estudo do XML pois depois que domina-los as Anotations se tornam faceis pois o conceito é bem parecido. Como profissional você será valorizado se conhecer tecnologias mais recentes como Anotations, porem, será bem mais valorizado se conhecer a fundo detalhes tecnicos oriundos de tecnologias um pouco mais antigas porem com eficiencia comprovado como os mapeamentos por XML.

O conhecimento é sempre bem vindo, entenda bem o XML e depois Aprofunde-se mais no conceito das Anotations!