Hibernate - Classe que tem como atributo um objeto de outa Classe. Como fica? O_o

5 respostas
extreme_z3r0

Olá galera, aprendi hoje como usa o BASICO do BASICO do BASICO do BASICO do Hibernate.
Estou projetando um sistema e me deparei com uma duvida:

Tenho a classe Contato, e esse contato tem 1…* Serviços, como que eu mapeio isso no Hibernate.

Andei lendo um pouco e vi muita gente falando de mapeamento por XML, pra que serve isso? Alguem tem algum artigo? dica? apostila? para iniciantes em Hibernate (ja li a FJ 21 da Caelum)

Obrigado.

5 Respostas

Marky.Vasconcelos

Serviço pode ter um Contato mapeado com @ManyToOne ou Contato ter um Set mapeado com @OneToMany.

Prefiro a 1° opção e apra resgatar todos Servicos de um contato voce faria algo assim.

Contato c = //pega o Contato do banco
List<Servico> servicos = session.createCriteria(Servico.class).add(Restrictions.eq("contato",c).list();
D

Eu to com a mesma dúvida, to fazendo um sistema de pizzaria que na parte de pedidos eu preciso usar pelo menos 2 ou 3 tabelas pra puxar os dados, eu não sei como que faço isso, eu to usando o annotations. Eu só acho mapeamento com xml, tem alguma forma mais fácil de fazer isso com annotations?

Marky.Vasconcelos

Pense OO e não nas tabelas… deixe o Hibernate se virar com isso.

O que voce tem?

marcelo.bellissimo

Se você ainda precisa de exemplos de mapeamento de collections usando anotations, olha aqui:

http://docs.jboss.org/hibernate/stable/annotations/reference/en/html/entity.html#entity-mapping-association

extreme_z3r0

desculpe o sumisso heheh fiquei um tempo em outra coisa (contra minha vontade). mais agora eu voltei.

Meu ingles é meio ( :frowning: MUITOOOO :frowning: ) ruim. Então eu fico brigando com o texto e quando não consigo tento os tradutores da vida.

Esse é um exemplo da bucha que eu tenho:

Olhando o texto o que achei que pode ser meu caso é isso:

2.2.5. Mapping entity bean associations/relationships
2.2.5.1. One-to-one
2.2.5.2. Many-to-one

Não sei se posso aproveitar o tópico sem fugir do assunto.

Estou modelando o sistema (UML) utilizando o JUDE Community. Vou ter que fazer modelar alguma classe a mais por causa do hibernate? Se sim qual? Alguem tem algum exemplo de sistema que faz uso do hibernate modelado (UML)?

Aproveitando mais ainda. As classes DAO vão na persistencia? ou no model?

Vlw

Criado 12 de janeiro de 2010
Ultima resposta 27 de jan. de 2010
Respostas 5
Participantes 4