Hibernate+Conexao recusada

Pessoal, olha só, minha máquina tem ipfixo. Estou um uma rede no pc servidor. Tem apenas mais um pc na rede que é a máquina do meu irmão.

Bem, o hibernate conecta normal usando localhost no campo da url. Se eu digitar no navegador: http://localhost/phpmyadmin abre normalmente, se eu digitar tbm, http://ipdoservidor/phpmyadmin, também funciona!

Mas, se eu coloco no arquivo do hibernate: //ipdoservidor/banco fala que a conexão foi recusada, tentei pelo computador do meu irmão e lá fala que foi recusada também.

Bem, como eu faço pra configurar o arquivo cfg.xml do hibernate para conexão neste servidor, que futuramente vai servir só pra isso (*), para que ambos computadores, pelo servidor, pelos pcs clientes, consigam se conectar a este servidor?
E como , por exemplo, eu poderia utilizar o banco de dados do meu pc fora dessa rede, tipo, na casa de um colega, através da internet, como faço pra conectar ao meu banco? Obrigado

*to comprando um note e não vou usar a máquina mais não vou instalar APACHE+PHP+MYSQL no note, nem no pc do meu irmão. Será apenas no servidor.

i ai? alguem que poderia ajudar?