Entrei em contato com a Red Hat para ver a possibilidade de contratar suporte específico para o Hibernate e obtive a seguinte resposta:
[quote]Nosso suporte é oferecido através da contratação de uma Subscrição ao produto Enterprise.
Por favor, me avise se há o interesse para que eu possa solicitar a um parceiro autorizado o contato com vocês.[/quote]
A única solução é contratar o suporte para toda a stack deles, mesmo que seja utilizado apenas um componente.
Tenho interesse na resolução de alguns issues do Hibernate. Alguém conhece alguma empresa que ofereça suporte ao Hibernate, ao ponto de conhecer o código e realizar as correções necessárias?
o WebPlatform é a plataforma Enterprise que reúne suporte a vários produtos com suporte e SLA, entre eles o Hibernate.
E com isso, você pode passar todo seu ambiente para ter suporte, ou seja, seu servidor de Aplicações Java para Web App Ricas, e sem a necessidade de um FULL Application Server.
A Red Hat faz isso por um simples motivo: Garantir que a mehor combinação dos componentes possam lhe oferecer uma maior estabilidade, pois, baseado em nossa experiência, não adiantaria te dar suporte por exemplo somente ao Hibernate, quando seu Web Container pode conter potenciais problemas, bugs ou até baixa performance. Você não paga para acessar o binário do Hibernate suportado, e sim, para ter acesso a todo um conjunto de soluções, bem como os chamados ilimitados para dúvidas de configuração e uso do mesmo, até mesmo, poder reclamar sobre bugs e garantir que os mesmos vão ter um caminho de solução.
Outro detalhe, o valor disto pra empresa, é muitas vezes insignificante, se comparado aos benefícios que o mesmo pode trazer para você e sua empresa.
Entendi como funciona o suporte da Red Hat e recebi a proposta de subscrição da Web Plataform. O que respondi foi o seguinte:
[quote]Na realidade, a nossa demanda por suporte é para o desenvolvimento, com especial atenção para o Hibernate. Frequentemente encontramos problemas que, ao pesquisar, descobre-se que há issues abertos, mas sem solução. Com isso, o foco é mudado para a implementação de workarounds, atrasando a entrega da solução para o cliente.
Por isso, estamos procurando suporte para essas questões pontuais. Por exemplo, se há um issue do tipo bug aberto, gostaríamos que a equipe do Hibernate trabalhasse na solução, em vez de implementarmos workarounds.
É possível algo nesse sentido?[/quote]
Antes do Hibernate ser adiquirido pela JBoss / Red Hat, havia esse tipo de suporte.
Sem querer fazer comparações, mas fazendo para ilustrar, há alguns meses tivemos um problema com o PrimeFaces e o MyFaces. Solicitei uma proposta de suporte e responderam com uma proposta contendo o número de horas e o valor para atender a questão. Espero algo nesse sentido.
Antes da JBoss adquirir o Hibernate ele era um Framework apenas comunitário, não existia uma empresa por trás ou mesmo suportando esforços corporativos.
Antigamente existia somente o suporte ao desenvolvedor, agora isso vai de graça , quando os usuários adquirem a subscrição.
Talvez para a PrimeFaces, no modelo deles, sem suporte telefonico em PT_BR, mantendo um time, escritorios e pessoal no Brasil, seja possível atender de forma remota a um valor interessante, uma pena que de alguma forma não esteja sendo possível lhe atender.