Hibernate e Contadores

Senhores, estou desenvolvendo um sistema em Java com Hibernate.
Existe um módulo deste sistema que irá disponibilizar uma parte de perguntas e respostas.
Os usuários, além de perguntar e responder, poderão também avaliar as respostas dadas como Positivas ou Negativas.

Na visualização das perguntas e respostas, eu deverei mostrar, junto com cada uma das respostas, a quantidade de avaliações Positivas e Negativas.

Em minha modelagem de dados eu tenho uma Entidade PERGUNTA. Esta entidade possui um List de RESPOSTAS. Cada RESPOSTA possui um List de AVALIACOES. Cada AVALIACAO contém os atributos do usuário que avaliou e também se a avaliação foi positiva ou negativa.

Minha pergunta é: Qual é a forma mais performatica e correta de mostrar o contador de Avaliações?

Um abraço

Vc quer saber como calcula o total?

Ou uma melhor forma de exibir o total para o usuario? O.o

Na verdade, as duas coisas. Hoje, em meu projeto, estou usando JSF + Hibernate.
Minha dúvida é a seguinte: Em minha entidade RESPOSTA, tenho um List de AVALIACAO. Qual seria a melhor forma de disponibilizar em um atributo no meu Managed Bean o Total de Avaliações Positivas e Negativas para cada Pergunta, de tal forma que eu pudesse, através de um Get simples obter tal valor e mostrar na minha VIEW ?

Cria no seu objeto avaliação um getTotalPositivos e um outro getTotalNegativos

Na sua pagina você faria apenas avaliacaoMB.resultado.totalPositivos e avaliacaoMB.resultado.totalNegativos

[=

Obrigado Jakefrog, porém gostaria de explorar um pouco mais sua resposta. Seguindo o que você escreveu, você está sugerindo que eu crie dois métodos dentro da Entity RESPOSTA um para retornar o total de avaliações positivas e outro para retornar o total de avaliações negativas.
Se for isto, como ficaria uma HQL para isto ?

Não seria mais facil você buscar a entidade carregando a lista?

Depois basta no seu metodo get, contar uai. [=

Com toda certeza seria, porém eu estou atrás de uma maneira mais performatica pois, me parece um pouco onerosa esta sua sugestão. Vou exemplificar.

Na Entity AVALIACAO tenho o seguinte:

Integer avaliacao;
Usuario usuario;
Date data;
boolean positiva;

Agora imaginemos que para uma única PERGUNTA, eu tenha 100 RESPOSTAS, e que para cada RESPOSTA eu tenha 1.000 AVALIAÇÕES.
Da forma como você me sugeriu, tarei trazendo 100.000 registros com todos os dados citados acima, somente para apresentar um total na tela.
Não lhe parece estranho ?

Nesse caso sim, mas na tela você irá exibir apenas um resumo ou irá mostrar alguma outra informação sobre as resposta?

Se for apenas o resumo, vamos montar um HQL, se não for e já tiver que detalhar você já tera os dados em mãos. [=

Em minha tela eu mostrarei algo do tipo:

Pergunta: Qual é o nome do Pesidente do Brasil ?

Resposta 1: Luis Inacio Lula da Silva
Avaliações: 30 Positivas - 50 Negativas

Resposta 2: Dilma
Avaliações: 1000 Positivas - 0 Negativas.

Qual seria a melhor forma e como ficaria uma HQL para isso ?

Seria algo do tipo

select COUNT(a.resultado), a.resultado from Avaliacao a group by a.resultado