Hibernate e MySQL - Aplicação não conecta ao banco de daos

Olá pessoal,

Precisei assumir o desenvolvimento de um sistema de cadastros em uma universidade como parte de um estágio obrigatório (olha a enrascada rsrs… ). Pois bem, o sistema usa Java EE, CDI, JPA, Prime faces e etc…

O problema é o seguinte, importei o projeto e a base de dados para minha máquina, porém não consigo fazer o com que o hibernate conecte-se ao banco de dados MySQL. Já me certifiquei que o banco está online e escutando na porta (testei com telnet, desativei firewall, o respectivo serviço está executando, acessei com MySQL Workbrench, usei um projetinho JDBC puro para recuperar algo do banco com sucesso…). A orientadora do estagio me forneceu gratuitamente um curso em video que segundo ela foi o que os devs anteriores usaram como base para criar o sistema, acompanhando por lá, de fato, as configurações me parecem corretas e na maquina que eles estavam trabalhando (não tenho acesso a ela) o projeto está executando.

Alguém pode me dar uma dica do que está causando isso ?

A stacktrace:


O persistence.xml:

pom.xml (projeto usa Maven para dependências, abaixo as dependências relacionadas ao hibernate):

Mais informações:
Eclipse Oxygen.3a Release (4.7.3a)
Server: TomCat 7.0
MySQL 8.0.11
Windows 10 x64