Procurei mais não achei nada concreto. (Passo a passo).
Alguem sabe ou tem um tutoria de como instalar o hibernate no netbens. um passo a passo
ache alguma coisa mais ainda não consegui.
desde já agradeço muito a atenção.
Procurei mais não achei nada concreto. (Passo a passo).
Alguem sabe ou tem um tutoria de como instalar o hibernate no netbens. um passo a passo
ache alguma coisa mais ainda não consegui.
desde já agradeço muito a atenção.
Vc não precisa instalar nada. Vc tem que baixar os arquivos jars do hibernate no site, e copiar esses arquivos e suas dependencias (também disponíveis no site) para a pasta lib do seu projeto, e fazer com que elas estejam no classpath da seu projeto.
Assim, não me leve a mal:
Vi em outro tópico que vc está saindo de delphi e entrando em java. A primeira coisa que vc vai ter que aprender, e a mais dificil é que vc não está mais em delphi. Não da pra programar em java como programava em delphi. Tudo é muito diferente, e vc vai ter que estudar essas coisas antes de sair por ai fazendo sistemas.
Como conselho, eu sugiro que vc leia as apostilas abertas da caelum www.caelum.com.br. O conteudo delas serve como uma boa base, e pode sanar suas duvidas, já que te ajudariam a entender como o java funciona, e o porque das coisas.
Novamente, não leve como uma crítica apenas. Essa mudança de linguagens é muito dificil, e o jeito como vc faz ela influi diretamente na qualidade de seu trabalho.
EDIT: nas apostilas tem como “instalar” o hibernate no eclipse. no netbeans é a mesma coisa, desde que vc entenda os conceitos de classpath.
[]'s
Muito obrigado , e pode ficar tranquilo que não levo a mal não.
É como tu disse mesmo esta transição é bem complicada, sair do procedural que é tudo tão simples para entrar em orientação a objetos (isto esta me dando um nó muito grande na cabeça).
vou baixar as apostilas e estudar ontem baixei uma de la que foi sujerida por um colega aqui do forum tb.
na verdade não estava entendendo muito bem onde ficava esta classpath, agora acho que compeendi e apenas copiar os arquivos para a pasta do projeto e importar os jars como se importa do conector mysql?
sim exatamente do mesmo jeito. todos esses jars são bibliotecas na verdade, vc só tem que colocar eles dentro do classpath da sua aplciação que já vai estar tudo funcionando. Em alguns casos como o do hibernate mesmo, vc vai ter que mexer em um ou outro arquivo de configuração extra, mas isso é caso a caso.
boa sorte nos estudos!
[]'s
Muito obrigado meu amigo.
Cara isto estava me matando, já poso dizer que ganhei o dia hoje…