assim pessoal no levantamento de ferramentas para um futuro projeto, tô procurando algumas coisa que me convenção de forma concreta a usar algumas ferramentas, como devem ter notado estou pretendendo usar o hibernate, mas ouvi boatos que o hibernate não seria uma ferramenta recomendável para um banco oracle, mas nem que a vaca tussa deixarei de usar o banco oracle então tá aquela coisa, uso o hibernate com o oracle ou não, aceito opiniões a respeito
Hibernate e oracle 11g
4 Respostas
assim pessoal no levantamento de ferramentas para um futuro projeto, tô procurando algumas coisa que me convenção de forma concreta a usar algumas ferramentas, como devem ter notado estou pretendendo usar o hibernate, mas ouvi boatos que o hibernate não seria uma ferramenta recomendável para um banco oracle, mas nem que a vaca tussa deixarei de usar o banco oracle então tá aquela coisa, uso o hibernate com o oracle ou não, aceito opiniões a respeito?
Por que não deixar de usar o Oracle?
O único cuidado que vc deve tomar é com campos CLOB e BLOB, até pelo oracle ser bem limitado para trabalhar com textos, varchar2 suporta 2000 e CLOB 35640 caracteres.
Mas a questão não é essa hehehe.
Ignore tudo oq dizem sobre usar o driver especifico da sua versão do banco, utilize sempre o driver mais novo, alguns drivers antigos estão bugados para trabalhar principalmente com campos BLOB. Tivemos algums problemas aqui quanto a isso hehehehe
Não vejo problema não em usar o Oracle e o Hibernate.
[]'s
não tenho conhecimento algum de hibernate, mas pelo que vi, tratar comandos sql como objetos escondendo do programador qualquer informação sobre o banco, isso foi suficiente para me encantar
epelo que entendo, blob é binário e clob caracter, relatórios utilizam bastante o blob, e esse cuidado que você me indica, é por ser comum o engano nesse uso podendo ser facilmente contornado, ou é algo que realmente pode chegar a um ponto e comprometer todo o projeto
Não é somente um cuidado, já chegamos a pensar em criar funções e usar SQL para gravar campos BLOB por que os erros do Oracle era pouco intuitivos, a troca do Driver ojdbc para um mais novo corrigiu esse erro.
PS: Você não vai fugir complemente do SQL, o HQL vai ser ainda muito usado 
[]'s
cara pelo que vejo você sabe mesmo do assunto e do que eu preciso, tem como me add no msn para trocarmos umas idéias,
MSN [email removido]