Hibernate - Elementos Repetidos

Sou iniciante em hibernate e quero fazer um mapeamento em que seja impossível salvar o mesmo elemento duas vezes.
O hibernate possui esse recurso? Já tentei utilizar o método set, mas ele só serve para buscas (eu acho).

[code]

<class name="generated.Pessoa" table="pessoa" catalog="facul">
    <comment></comment>

<!-- Identificador da classe -->
    <id name="id" type="int">
        <column name="id" />
        <generator class="increment" />
    </id>

<!-- Peopriedades da classe -->
    <property name="nome" type="string">
    	<column name="nome"></column></property>
    <property name="email" type="string">
    	<column name="email"></column></property>
    <property name="telefone" type="string">
        <column name="telefone"></column></property>

<!-- Relacionamentos da classe -->
    <one-to-one
    	name="endereco"
    	class="generated.Endereco"
    	cascade="save-update"/>
</class>

[/code]

bom dia!
Bem vindo ao meu pesadelo!! Eu também sou iniciante em Hibernate!
bom, sobre esse caso, pelo que sei o Hibernate usa um dialeto do banco que vc está utlizando, e basta colocar como native o ID, no caso se for Mysql, acho que pode colocar increment, também, ele sempre gera registros com id diferente, não sei se é essa a sua dúvida…
Sobre outro assunto do hibernate:
Vc já conseguiu fazer rodar alguma aplicação servlet utilizando o TomCat no Eclipse através de JNDI? Porque foi só desta maneira que consegui utilizar o hibernate em web aplicação, se vc souber de algum outro modo me conte por favor, estava pensando em usar JBOSS, vc já conseguiu usar serialização, ou entender o que é?
grato!

acho que vc talvez precisa especificar o id como Long também, pode ser isso