Hibernate - Elementos Repetidos

Sou iniciante em hibernate e quero fazer um mapeamento em que seja impossível salvar o mesmo elemento duas vezes.
O hibernate possui esse recurso? Já tentei utilizar o método set, mas ele só serve para buscas (eu acho).

[code]

<class name="generated.Pessoa" table="pessoa" catalog="facul">
    <comment></comment>

<!-- Identificador da classe -->
    <id name="id" type="int">
        <column name="id" />
        <generator class="increment" />
    </id>

<!-- Peopriedades da classe -->
    <property name="nome" type="string">
    	<column name="nome"></column></property>
    <property name="email" type="string">
    	<column name="email"></column></property>
    <property name="telefone" type="string">
        <column name="telefone"></column></property>

<!-- Relacionamentos da classe -->
    <one-to-one
    	name="endereco"
    	class="generated.Endereco"
    	cascade="save-update"/>
</class>

[/code]

bom dia!
Bem vindo ao meu pesadelo!! Eu também sou iniciante em Hibernate!
bom, sobre esse caso, pelo que sei o Hibernate usa um dialeto do banco que vc está utlizando, e basta colocar como native o ID, no caso se for Mysql, acho que pode colocar increment, também, ele sempre gera registros com id diferente, não sei se é essa a sua dúvida…
Sobre outro assunto do hibernate:
Vc já conseguiu fazer rodar alguma aplicação servlet utilizando o TomCat no Eclipse através de JNDI? Porque foi só desta maneira que consegui utilizar o hibernate em web aplicação, se vc souber de algum outro modo me conte por favor, estava pensando em usar JBOSS, vc já conseguiu usar serialização, ou entender o que é?
grato!

acho que vc talvez precisa especificar o id como Long também, pode ser isso

Thiago, eu sanei minha dúvida fazendo uma rotina diretamente nas classes, uma rotina que confere se já existe uma linha no banco de dados com as mesmas características que a que eu estou tentando salvar. Eu queria saber se o Hibernate tem uma instrução de mapeamento que faça isso, mas ainda não descobri nenhuma, hiuahuhauihauihaui

Cara, eu ainda nem comecei a mexer com web nem com servidores. O Hibernate é uma das primeiras tecnologias javas q eu estou estudando. Mas, grato pela ajuda. Abraços!