Hibernate. erro ao obter lista

Estou recebendo esse log de erro quando eu tento executar o seguinte:

Session sessao = GerenciadorHibernate.getSession(); List<Cliente>clientes = sessao.createCriteria(Cliente.class).list(); sessao.close(); return clientes;

Quando eu executo pela segunda vez, o resultado é obtido.
Se eu executo pelo debug, o resultado é obtido da primeira vez, e o erro continua a ser exibido.

No meio desse log tem:
Caused by: org.firebirdsql.jdbc.FBSQLException: This statement is already closed.
Alguém sabe o que significa isso?

Initializing c3p0 pool… com.mchange.v2.c3p0.PoolBackedDataSource@12f0999 [ connectionPoolDataSource -> com.mchange.v2.c3p0.WrapperConnectionPoolDataSource@2d9c06 [ acquireIncrement -> 1, acquireRetryAttempts -> 30, acquireRetryDelay -> 1000, autoCommitOnClose -> false, automaticTestTable -> null, breakAfterAcquireFailure -> false, checkoutTimeout -> 0, connectionTesterClassName -> com.mchange.v2.c3p0.impl.DefaultConnectionTester, factoryClassLocation -> null, forceIgnoreUnresolvedTransactions -> false, idleConnectionTestPeriod -> 3000, initialPoolSize -> 5, maxIdleTime -> 300, maxPoolSize -> 20, maxStatements -> 50, maxStatementsPerConnection -> 0, minPoolSize -> 5, nestedDataSource -> com.mchange.v2.c3p0.DriverManagerDataSource@1808199 [ description -> null, driverClass -> null, factoryClassLocation -> null, jdbcUrl -> jdbc:firebirdsql://servidor:3050/c:\SOR\BANCO.FDB, properties -> {user=******, password=******} ] , preferredTestQuery -> null, propertyCycle -> 300, testConnectionOnCheckin -> false, testConnectionOnCheckout -> false, usesTraditionalReflectiveProxies -> false ] , factoryClassLocation -> null, numHelperThreads -> 3, poolOwnerIdentityToken -> 12f0999 ]
00:35:20,49700:35:24,49200:35:24,492Exception in thread “AWT-EventQueue-0” org.hibernate.exception.GenericJDBCException: could not execute query
at org.hibernate.exception.SQLStateConverter.handledNonSpecificException(SQLStateConverter.java:82)
at org.hibernate.exception.SQLStateConverter.convert(SQLStateConverter.java:70)
at org.hibernate.exception.JDBCExceptionHelper.convert(JDBCExceptionHelper.java:43)
at org.hibernate.loader.Loader.doList(Loader.java:1518)
at org.hibernate.loader.Loader.list(Loader.java:1498)
at org.hibernate.loader.criteria.CriteriaLoader.list(CriteriaLoader.java:111)
at org.hibernate.impl.SessionImpl.list(SessionImpl.java:1253)
at org.hibernate.impl.CriteriaImpl.list(CriteriaImpl.java:299)
at src.model.GerenciadorCliente.getClientes(GerenciadorCliente.java:31)
at src.controller.ControladorTelaPesquisaCliente$6.actionPerformed(ControladorTelaPesquisaCliente.java:56)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:1849)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(AbstractButton.java:2169)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:420)
at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(DefaultButtonModel.java:258)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:234)
at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:5488)
at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(JComponent.java:3093)
at java.awt.Component.processEvent(Component.java:5253)
at java.awt.Container.processEvent(Container.java:1966)
at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:3955)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2024)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:3803)
at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:4212)
at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:3892)
at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:3822)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2010)
at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:1766)
at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:463)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForHierarchy(EventDispatchThread.java:234)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:163)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:157)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:149)
at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:110)
Caused by: org.firebirdsql.jdbc.FBSQLException: This statement is already closed.
at org.firebirdsql.jdbc.AbstractStatement.close(AbstractStatement.java:225)
at com.mchange.v2.c3p0.impl.NewProxyPreparedStatement.close(NewProxyPreparedStatement.java:1674)
at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closePreparedStatement(AbstractBatcher.java:393)
at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closeStatement(AbstractBatcher.java:195)
at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closeQueryStatement(AbstractBatcher.java:212)
at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closeQueryStatement(AbstractBatcher.java:141)
at org.hibernate.loader.Loader.doQuery(Loader.java:408)
at org.hibernate.loader.Loader.doQueryAndInitializeNonLazyCollections(Loader.java:206)
at org.hibernate.loader.Loader.doList(Loader.java:1515)
… 30 more

Para mais detalhes vc poderia postar o contexto em que esse cara é chamado, mas, a principio, confira se sua conexão com o banco não está fechada.

flw

O que a respeito do contexto? É chamado quando o usuário pressiona um botão na gui.
Antes disso só tem a criação do sessionfactory.
O problema não é na apresentação do conteúdo, pois se eu criar a lista de objetos manualmente, eles são apresentados corretamente.

Veja no código abaixo. Se eu deixo o código retornar os objetos criados para teste, não tenho problemas. Se eu executo o getTodosClientes, o problema ocorre.

public static List<Cliente> getClientes(String nome){ List<Cliente> clientes = new ArrayList<Cliente>(); if (nome != null && nome.equals("Jose")){ Cliente cliente1 = new Cliente("Jose Mariano"); cliente1.setId(1); Cliente cliente2 = new Cliente("Jose Gomes"); cliente2.setId(2); Cliente cliente3 = new Cliente("Jose Pereira"); cliente3.setId(3); clientes.add(cliente1); clientes.add(cliente2); clientes.add(cliente3); } //return clientes; return getTodosClientes(); } public static List<Cliente> getTodosClientes(){ Session sessao = GerenciadorHibernate.getSession(); List<Cliente>clientes = sessao.createCriteria(Cliente.class).list(); sessao.close(); return clientes; }

Depois de carregar os clientes você tenta acessar alguma collection de cada um deles? Por exemplo:

( ( Cliente ) list.get( 0 ) ).getDocumentos();

Nâo, não tento.
Depois de carregas os clientes eu passo eles para o objeto tableModel, com um setLinhas e depois eu uso conversão para acessar alguns atributos.
Está um pouco estranho. Hoje, tentei fazer o teste. Na primeira vez os resultados apareceram, mas deu erro na console. Na segunda vez, só erro.

No código abaixo, quando é executado a linha Listclientes = sessao.createCriteria(Cliente.class).list();, o erro abaixo é gerado.

public static List<Cliente> getTodosClientes(){ Session sessao = GerenciadorHibernate.getSession(); List<Cliente>clientes = sessao.createCriteria(Cliente.class).list(); sessao.close(); return clientes; }

org.firebirdsql.jdbc.FBSQLException: This statement is already closed.
at com.mchange.v1.db.sql.StatementUtils.attemptClose(StatementUtils.java:38)
at com.mchange.v2.c3p0.stmt.GooGooStatementCache$1.run(GooGooStatementCache.java:246)
at com.mchange.v2.async.ThreadPoolAsynchronousRunner$PoolThread.run(ThreadPoolAsynchronousRunner.java:354)

Então consigo pensar em duas possiblidades:
a. isso aqui

GerenciadorHibernate.getSession();

não está fazendo o trabalho direito. Você consegue utilizar o objeto Session retornado por este método em outras consultas que não essa que está dando erro?
b. alguma outra thread está fechando a conexão.

Oi, essa é a primeira coisa que estou fazendo no programa. É meu primeiro teste com o hibernate. Todas as vezes que eu debugo a aplicação, eu inspeciono a variável clientes e ela está com o conteúdo certo. Mas, as vezes, em tempo de execução, o resultado não é apresentado na tela.
Mas em qualquer situação, mesmo quando estou debugando, e erro que eu falei na mensagem anterior é apresentado.

Minha classe GerenciadorHiberante é bem simples.

[code]public class GerenciadorHibernate {

private static SessionFactory fabricaDeSessoes;

public static void iniciar() {
	fabricaDeSessoes = new Configuration().configure().buildSessionFactory();
}

public static Session getSession(){
	return fabricaDeSessoes.openSession();
}

}[/code]

Veja o meu main:

public static void main(String[] args) { //criar fabrica de sessoes do hibernate GerenciadorHibernate.iniciar(); //Schedule a job for the event-dispatching thread: //creating and showing this application's GUI. javax.swing.SwingUtilities.invokeLater(new Runnable() { public void run() { createAndShowGUI(); } }); }

Não sei se ajuda, mas segue abaixo o arquivo hibernate.properties e hibernate.cfg.xml

hibernate.connection.driver_class = org.firebirdsql.jdbc.FBDriver
hibernate.connection.url = jdbc:firebirdsql://servidor:3050/c:\SOR\BANCO.FDB
hibernate.connection.username = SYSDBA
hibernate.connection.password = masterkey
hibernate.dialect = org.hibernate.dialect.FirebirdDialect
hibernate.c3p0.min_size=5
hibernate.c3p0.max_size=20
hibernate.c3p0.timeout=300
hibernate.c3p0.max_statements=50
hibernate.c3p0.idle_test_period=3000

[code]

<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?>
<session-factory>

<!-- arquivos de mapeamentos -->
    <mapping resource="src/model/hibernate/Cliente.hbm.xml"/>
    <mapping resource="src/model/hibernate/Orcamento.hbm.xml"/>

</session-factory>

[/code]

Erros de mapeamento e de conexão possuem exceções próprias.

Cara, tenta fazer um simples

Cliente c = ( Cliente ) session.get( Cliente.class, id ); // id é a chave primaria da tabela

Dá esse erro:
14:07:29,871Hibernate: select cliente0_.CLIENTE_ID as CLIENTE1_0_, cliente0_.nome as nome0_0_ from CLIENTE cliente0_ where cliente0_.CLIENTE_ID=?
at com.mchange.v2.c3p0.stmt.GooGooStatementCache$1.run(GooGooStatementCache.java:246)
at com.mchange.v2.async.ThreadPoolAsynchronousRunner$PoolThread.run(ThreadPoolAsynchronousRunner.java:354)

Mesmo dando o erro, as vezes o resultado é apresentado, outras vezes não. Se eu clico no botão e deixo o mouse onde está, o resultado não é mostrado. Se clico e tiro o mouse de cima do botão, o resultado não é mostrado. De qualquer forma, o erro sempre é mostrado.

Se alguém quiser tentar rodar, segue em anexo o projeto do eclipse.

Tentei salvar um objeto. Da erro e não é salvado no banco de dados. Mas o generator é incrementado.

Cliente cliente2 = new Cliente("Renato Pena Leve"); sessao.save(cliente2);
14:43:13,284Hibernate: select gen_id( CLIENTE_GEN, 1 ) from RDB$DATABASE

Cara, você tá usando algum pool? Está usando a última versão do driver?

Eu não sei direito como funciona pool. Conorme mostrei acima, coloquei essas linhas no hibernate.properties.

hibernate.c3p0.min_size=5
hibernate.c3p0.max_size=20
hibernate.c3p0.timeout=300
hibernate.c3p0.max_statements=50
hibernate.c3p0.idle_test_period=3000

A biblioteca c3p0-0.8.5.jar que estava no diretório lib do hibernate está no meu classpath.

O erro ocorre exatamente na linha

session.save( Cliente );

?

Isso, eu debuguei a aplicação e dá esse erro na linha sessao.save(cliente);

16:16:19,055Hibernate: select gen_id( CLIENTE_GEN, 1 ) from RDB$DATABASE

Bom, então o Hibernate foi capaz de fazer o INSERT, mas na hora do SELECT para pegar o ID gerado deu erro.

Tenta fazer um select normal ( session.get() ), num Objeto sem relacionamentos, assim você estará testando se algum erro ocorre ao enviar apenas uma instrução para database.

Também da erro. Veja abaixo a saída quando eu executo normalmente. Se eu executar pelo debug, da um erro menor.

Erro sem o debug

17:20:59,035Hibernate: select cliente0_.CLIENTE_ID as CLIENTE1_0_, cliente0_.nome as nome0_0_ from CLIENTE cliente0_ where cliente0_.CLIENTE_ID=?
17:21:05,12317:21:05,123Exception in thread “AWT-EventQueue-0” org.hibernate.exception.GenericJDBCException: could not load an entity: [src.model.Cliente#1]
at org.hibernate.exception.SQLStateConverter.handledNonSpecificException(SQLStateConverter.java:82)
at org.hibernate.exception.SQLStateConverter.convert(SQLStateConverter.java:70)
at org.hibernate.exception.JDBCExceptionHelper.convert(JDBCExceptionHelper.java:43)
at org.hibernate.loader.Loader.loadEntity(Loader.java:1285)
at org.hibernate.loader.entity.EntityLoader.load(EntityLoader.java:141)
at org.hibernate.loader.entity.EntityLoader.load(EntityLoader.java:126)
at org.hibernate.persister.entity.BasicEntityPersister.load(BasicEntityPersister.java:2496)
at org.hibernate.event.def.DefaultLoadEventListener.loadFromDatasource(DefaultLoadEventListener.java:387)
at org.hibernate.event.def.DefaultLoadEventListener.doLoad(DefaultLoadEventListener.java:368)
at org.hibernate.event.def.DefaultLoadEventListener.load(DefaultLoadEventListener.java:166)
at org.hibernate.event.def.DefaultLoadEventListener.load(DefaultLoadEventListener.java:140)
at org.hibernate.event.def.DefaultLoadEventListener.proxyOrLoad(DefaultLoadEventListener.java:249)
at org.hibernate.event.def.DefaultLoadEventListener.onLoad(DefaultLoadEventListener.java:123)
at org.hibernate.impl.SessionImpl.get(SessionImpl.java:561)
at org.hibernate.impl.SessionImpl.get(SessionImpl.java:556)
at src.model.GerenciadorCliente.getClientes(GerenciadorCliente.java:27)
at src.controller.ControladorTelaPesquisaCliente$6.actionPerformed(ControladorTelaPesquisaCliente.java:61)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:1849)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(AbstractButton.java:2169)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:420)
at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(DefaultButtonModel.java:258)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:234)
at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:5488)
at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(JComponent.java:3093)
at java.awt.Component.processEvent(Component.java:5253)
at java.awt.Container.processEvent(Container.java:1966)
at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:3955)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2024)
at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:4212)
at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:3892)
at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:3822)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2010)
at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:1766)
at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:463)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForHierarchy(EventDispatchThread.java:234)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:163)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:157)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:149)
at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:110)
at com.mchange.v2.c3p0.impl.NewProxyPreparedStatement.close(NewProxyPreparedStatement.java:1674)
at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closePreparedStatement(AbstractBatcher.java:393)
at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closeStatement(AbstractBatcher.java:195)
at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closeQueryStatement(AbstractBatcher.java:212)
at org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.closeQueryStatement(AbstractBatcher.java:141)
at org.hibernate.loader.Loader.doQuery(Loader.java:408)
at org.hibernate.loader.Loader.doQueryAndInitializeNonLazyCollections(Loader.java:206)
at org.hibernate.loader.Loader.loadEntity(Loader.java:1271)
… 37 more

Erro quando eu debugo

17:22:39,088Hibernate: select cliente0_.CLIENTE_ID as CLIENTE1_0_, cliente0_.nome as nome0_0_ from CLIENTE cliente0_ where cliente0_.CLIENTE_ID=?

Veja meu arquivo de mapeamento e o de propriedades. Talvez existe algo errado neles.

[code]<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?>

<session-factory>

<!-- arquivos de mapeamentos -->
    <mapping resource="src/model/hibernate/Cliente.hbm.xml"/>

</session-factory>

[/code]

Arquivo de propriedades:

hibernate.connection.driver_class = org.firebirdsql.jdbc.FBDriver
hibernate.connection.url = jdbc:firebirdsql://servidor:3050/c:\SOR\BANCO.FDB
hibernate.connection.username = SYSDBA
hibernate.connection.password = masterkey
hibernate.show_sql = true