Hibernate - Ganhando performance em COUNTS

Boa tarde galera,
tem uma coisa que me faz ficar pensando bastante e preocupado.

Vamos supor que eu tenha um relacionamento: PEDIDO e PEDIDO_ITENS (OneToMany).
Usando LAZY EXTRA eu consigo obter a quantidade de PEDIDO_ITENS sem carregar todos os itens na memória, legal!
Só que vamos supor que eu quero ver a quantidade de itens total SUM(PEDIDO_ITENS.QUANTIDADE), é só eu fazer uma query separada pra obter isso, mas vamo supor que vou mostrar 100 pedidos, e preciso mostrar esse SUM de todos. Irei fazer o sistema fazer 101 queries só pra mostrar todos os PEDIDOS e a quantidade de ITENS total que cada pedido tem…
Assim deixarei de ganhar performance, quais as saídas que eu tenho para contornar isso?
Muitas coisas o hibernate me deixa impressionado, mas coisas como essa me da medo de usa-lo.

Dicas/opiniões são bem vindas.

Obrigado!

Por Criteria deve conseguir, teria que pesquisar algo relacionado a sqlProjection. O que me vem em mente no momento de exemplo e sem complicação seria criar uma fórmula:

[code]
…Mapeamento de Pedido…

[/code]Isso já resolve seu problema, ficando como você quer, que é o ideal, uma única query trazendo os pedidos desejados e suas quantidades já embutidas por pedido.

Apesar de eu não gostar por achar gambiarra usar annotations de persistência nas entidades, ficaria assim se for usar: @formula(“xxx…”).