von.juliano:
Tudo depende amigo, mas avalie o seguinte: existe/existirá em algum momento a real possibilidade de mudar do Hibernate para o Toplink? Sinceramente, não me lembro de ter trabalhado em algum projeto que depois de decidido, a impementação foi mudada. Mas se for o seu caso, vale a pena manter os padrões.
Pessoalmente, eu prefiro utilizar as funcionalidades do Hibernate, acho seu uso direto muito melhor do que apenas com o EntityManager. Criteria Rules! 
Essa é a minha opinião, quando decidir como vai fazer, posta aqui pra gente ficar sabendo! Flw! :thumbup:
Oi
primeiramente obrigado pela atenção
É realmente eu acho q se eu botar hibernate não vai precisar mudar o que mais me deixa em dúvida é essa questão dele virar referencia de implantação … o negocio é padrão … já vim no proprio java :S Tá certo que, só pq o glassfish é implementação padrao não quer dizer que todo mundo vai usar ele, mas sei lah rsrsrs Eu acho q o Hibernate tem mais documentação por ai … mas … até quando?
E pra piorar rsrsr andei falando com um cara q conheci na net, ele foi consultor de arquitetura da Sun, o cara é tipo esses Highlander do Java ahuahua que dá respostas estilo “mestre dos magos” e some ahuahauh e ele é ferrenhamente a favor do TopLink só por ser implementação padrão …
Mas eu realmente to querendo usar o Hibernate …
mas … só uma duvida que não quer sair da minha pobre cabecinha
Conheço sobre JPA, já dei uma lida na especcificação da SUN so ejb 3 … conheço aplicações web, injeção de dependencia … inversao decnotrole blabla rsrss
Só que eu não entendi … até onde eu posso usar os recursos da especificação EJB 3, nas minhas aplicações que NAO usam EJBs
sei que posso usar a JPA … vi esses dias um codigo q eu tinha feito ano passado ahuahua que usava o EntityManager em uma aplicação swing, nem lembrava mais disso ahuahuahu
Existe algum servlet container que injeta o EntityManager e controla a abertura e fechamento do mesmo etc etc assim como os application containers fazem com os EntityBeans?
Análogo a isso, vi na apostila da Caelum eles ensinam a injetar um Session do Hibernate via Filter, e no reponse no mesmo Filter fecha-se a session, achei sinceramente bem feinha a solução. Queria saber se tem um servlet container q faça isso por mim, sem precisar sujar as mãos con Filters abrir e fechar sessões … assim como no EJB … mas sem todo o peso dos recursos transacionais ahuahauhau ( eu acho q o que eu quero é um EJB mais leve ahuahuhuahhauahu, vou criar minha propria especificação rsrsrrs)
Gente, desculpem se eu to querendo demais ou se to querendo reinventar a roda, mas é q só esses dias eu vi a possibilidade de usar outros recursos EJB alem do JPA nas aplicações de servlets e swing … e ainda nun entendi direito o que posso usar ou não de um no outro …
Obrigado pelas duas repostas :), gostei da forma que vcs reponderam, quando se faz uma pergunta assim no forum muitas vezes vem algumas pessoas que acham donas da verdade rsrs, vcs deram respostas inteligentes , ou seja, abertas à possibilidades.
Obrigadoo