[ hibernate ] multi threads paralelas x uma mesma session

Boa tarde gujeiros.
Gostaria de saber se tem como trabalhar com o hibernate disparando uma thread/processo sobre a base e liberar a sessão do usuário para que ele continue navegando no site.

Processo:
Tenho um processo de importação de dados em lote (70000 linhas).
Este processo demora 7 minutos em rede local (cerca de 10 mil linhas por min, ou 167 linhas por segundo).
Considero um bom tempo para o processo, cada linha tem 30 colunas e 5 relacionamentos (fks).

Motivo:
Não quero deixar o usuário aguardando a carga.

[]s
Jsign

O hibernate tem um bom esquema para fazer inserts em grandes quantidades, em lote, na base de dados, vc consegue configurar para ele fazer inserts mais rapido, fazendo em lote, e em alguns casos vc deve limpar os objetos na sessão(cache 1 nivel) constantemente durante o processamento, pois senão ele fica + lento se vc deixar ele gerenciar o cache de primeiro nivel

Sobre threads tome muito cuidado, e no seu caso não vejo vantagem alguma, muitas vezes os programados erram usando threads pensando que ira resolver mais rapido o problema. não é sempre por ai. No seu caso como só tem uma sessão do hibernate não adiantará muita coisa, pois sempre ira funilar em um método do hibernate, que ira atrasar todas as suas threads.

Eu costumo fazer da seguinte maneira, quando tenho um problema parecido com o seu:
O usuário envia o arquivo, ou aperta o botão e o processo fica rodando no sevidor, em uma thread separada da do request para liberar o request, quando o processo acaba o sistema envia um email para o usuario dizendo q o processamento acabo ou ele acompanha o processamento por uma tela, que fica mostrando quanto do processo já foi.

Primeiramente obrigado pelo contato Priuli.
Já estou contemplando as questões de otimização, assim como no link: http://docs.jboss.org/hibernate/core/3.5/reference/pt-BR/html/batch.html.

É exatamente disso que preciso ("[color=red]processo fica rodando no sevidor, em uma thread separada da do request para liberar o request[/color]").
Como faço, tem alguma referência ?

[]s
JSign.