Oi pessoal!!
Tudo bem?
Estou desenvolvendo em MVC para a Web, com JSP na visão e Servlet no controle das ações, Hibernate como ORM.
Meu sistema esta modelado em Entidades Beans, DAOs, as ditas servlets e os JSPs.
O problema começa, quando preciso exibir listagens na tela via JSTL.
Não consigo chamar um metodo listar() no meu DAO, simplesmente pq JSTL é orientado a Beans com metodos acessores.
Neste caso, eu teria que criar uma propriedade lista dentro do meu DAO e colocar getter e setter, e pior, para cada consulta diferente para fazer, teria eu que criar propriedades e seus metodos acessores para fazerem os filtros HQL.
Não preciso nem falar o quanto isto quebra a elegancia e suja o DAO. Quando não uso hibernate, via JSTL-SQL, fica muito facil exibir na tela fazendo filtragens. A solução atual q encontrei foi cria um bean intermediario, entre o DAO e o JSP, que chama o metodo e devolve a dita lista para iteração do JSTL. Porém não fico livre de criar as propriedades dentro deste "“bean de controle” para acesso via taglibs JSTL e JSP. Alguem saberia como executar queryes HQL dentro da JSP usando taglibs?
Gostaria de saber o que acham da minha prática, e ouvir sujestões.
Abraços,
Jeferson.