Hibernate+MySQL Aplicação não ve atualização no banco

Pessoal, estou com um problema estranho

Estou fazendo uma atualização/manutenção em uma aplicação que usa hibernate, porém não conheço muito o hibernate, mas a partir do codigo ja existente consegui entender as funçoes de busca, inserçao, exclusao e etc.

O problema e que quando tenho a mesma aplicaçao aberta em dois lugares diferentes, se uma delas faz uma atualizacao no banco, a outra nao consegue enxergar a atualização, mesmo ela estando no banco, o que vejo pelo gerenciador do mysql.
Uma aplicação só consegue enxergar a atualização da outra, quando executa uma operação de inserção no banco, ai sim ela consegue enxergar.

Me parece uma espécie de problema de cache, refresh ou algo do tipo, inclusive procurei no forum e achei algumas coisas relacionados, onde diziam que isso só aconteceia com o mysql, mas ninguem postou um tipo de resposta que resolvesse o problema

Alguem sabe?

Obrigado

meu problema é igual ao do robertouba nesse post:
http://www.guj.com.br/java/44685-cache-hibernate

ele disse que conseguiu resolver com C3PO, pesquisando vi que o c3po é para pool de conexão, que está inclusive inserido no hibernate

alguem conhece esse c3po? sabe se dá pra resolver isso com ele?

obs: a aplicação do post envolve hibernate e mysql tbm

só pra atualizar:

Configurei o XML do hibernate desabilitando todo tipo de cache (por padrão jah vem desabilitado, mas não custa nada tentar neh).
Resultado: Nada

Desabilitei todos os caches e query caches do MySQL

Utilizei a instrução Select SQL_NO_CACHE

continuo sem vitória rsrs

Acho estranho isso acontecer devido a grande quantidade de aplicações, principalmente web, que utilizam hibernate e mysql, e não se ve solução para esse problema.

Obrigado