Hibernate ou JDBC

7 respostas
M

Bom Dia a todos.

Estou iniciando um projeto gostaria de saber qual a tecnologia mas indicada a usar.

Estou trabalhando com JSF+PrimeFaces e estou em duvida em ultiliza o Hibernate ou JDBC?

O JDBC e uma tecnologia do passado?

O SGBD q estou ultilizando e Postgres.

Com o Hipernate posso fazer um consulta no banco onde se relaciona com varias tabelas e o usuario passa um paramentro para esta consulta:??

Grato pela atenção de todos.

7 Respostas

finotti

1 - É possível sim fazer consultas com várias tabelas pelo hibernate.
2 - Se vc já é familiarizado com SQL e não é com o hibernate, meu conselho é vc começar pelo JDBC.

Se vc separar sua aplicação em camadas e isolar sua persistência, depois fica fácil migrar para o hibernate se for o caso.

maior_abandonado

se você já conhecer jdbc eu aconselho hibernate, muito dificil um caso onde ele não seja viavel.

se você ainda não conhece jdbc eu aconselho usar este, pois primeiro precisa conhecer jdbc para depois aprender hibernate. Se você assim mesmo quer usar hibernate mesmo sem conhecer muito bem jdbc, só use se você conhecer bem sql, senão aprenda sql E use jdbc mesmo… eu não indico, mas até da para aprender a usar o hibernate ± mesmo sem conhecer jdbc, contanto que você conheça sql e possa aprender hql e fazer os comparativos (ontem mesmo respondi uma dúvida referente a hql que na verdade o problema do cara seria o mesmo se ele estivesse usando sql, o problema era na forma de consultar…).

M

Obrigado a todos.

Tenho conhecimento em JDBC e SQL e no Hibernate tenho pouco conhecimento mas gostaria de aumenta.

vir em alguns forum q hibernate e mas pratico para desenvolvimento e e lento para aplicação. isso e verdade?

Valeu a todos

C

Então, já que você conhece JDBC, se eu estivesse em seu lugar, utilizaria Hibernate. É melhor pra dar manutenções futuras, caso sejam necesárias. Exemplo, você tem uma tabela com 10 campos, ai teve que colocar mais 5 campos por causa de um requisito que mudou. Você altera no xml, ao invés de ficar modificando os statments em forma de String no JDBC.

henriqueluz

@champs
E no Hibernate3 nem precisa configurar .xml, é só anotar na classe.
Bem prático.

@michaelgerson
Siga os conselhos dos amigos e parta pro Hibernate.

gabiso

1o. lugar - a melhor ferramenta é aquela que voce tem mais dominio.

2o. lugar - performance depende da qualidade de código e não da ferramenta que voce está utilizando, nos dois casos
jdbc ou hibernate. se tiver mal programado vai ter baixa performance da mesma forma. problemas como não fechar
conexões de banco. ou loops que vão ao banco várias vezes para preencher um objeto… são exemplos de coisas que devem
ser evitadas

3o. procure identificar o ponto forte de cada tecnologia… e a realidade de seu projeto. em que pontos no sistema vai
precisar de carga de dados, se possui gargalos.

WellingtonRamos

michaelgerson:
Obrigado a todos.
Tenho conhecimento em JDBC e SQL e no Hibernate tenho pouco conhecimento mas gostaria de aumenta.
vir em alguns forum q hibernate e mas pratico para desenvolvimento e e lento para aplicação. isso e verdade?

Se você codificar “corretamente”, JDBC puro normalmente é mais rápido pois não tem a série de “obscuridades” que o hibernate faz, mas no geral, isso não chega a influenciar na aplicação (muitas vezes não chega a ser perceptível).

Procure utilizar um Pool de conexões como o C3P0 ou outro similar.

Criado 24 de agosto de 2011
Ultima resposta 24 de ago. de 2011
Respostas 7
Participantes 7