Hibernate para grandes sistemas

4 respostas
E

Eu conheço uma empresa que abandonou o uso de JPA com Hibernate por causa da baixíssima performance com banco de dados grande e muitos acessos simultâneos, segundo me disseram.

Eu queria saber a opinião de vocês sobre isto, pois estou iniciando um sistema com JPA e Hibernate e fiquei com esta dúvida. O Hibernate funciona bem com volume de dados muito grande e grande quantidade de acessos simultâneos?

Vocês poderiam me relatar experiências?

Obrigado.

4 Respostas

fantomas

Eu ainda aposto no Hibernate.

A minha dica é a seguinte:

Fique atento a sua postura em relação aos ORMs; quero dizer o seguinte: Não é porque ele irá lhe conceder algumas “facilidades” que vc vai fazer tudo de qualquer maneira. A coisa só fica realmente fácil para quem já trabalha a bastante tem com a solução, portanto nada de subestimar o mecanismo. O modelo, no banco de dados tem que estar bacana, com bons indices e boa normalização, o servidor também tem que ser razoável.

Faça uma pesquisa sobre boas práticas em termos de performance na net, certamente você irá encontrar algumas. Ele (o Hibernate) possui caches portanto permite uma estratégia em cima disto, dá uma lida sobre o assunto.

Muitas vezes, por conta da baixa performance, acaba sendo melhor construir uma view e mapea-la, fique atento, nem sempre a solução fica sob o domínio do ORM 100%.

flws

Paulo_Silveira

fantomas está coberto de razao

muitos acusam o hibernate ou outro vendor de JPA na primeira vez que fazem um projeto usando-os. provavelmente nao fizeram o minimo de tuning, de second level cache, query cache, cuidado com queries e criterias, betch sizes, etc…

eu ate compilei alguma das praticas basicas que a gente deve ficar atento:

E

Obrigado pelas respostas. Concordo plenamente quanto à forma de utilização de uma ferramente, que pode fazer grande diferença na performance. Paulo, li também o seu artigo, como ainda estou iniciando, não entendi a maior parte do que está escrito, mas um dia chego lá.

Porém, vocês têm experiência ou conhecimento de casos reais de sistemas grandes, com acessos e gravações intensas no banco de dados, usando hibernate e com boa performance e estabilidade?

maior_abandonado

bom… quero que os mais experiêntes me corrijam caso esteja errado, me lembro de ja ter lido que o toplink é mais rápido que o hibernate, mais claro que a primeira coisa a se pensar quanto a desempenho é o que o fantomas falou e provavelmente o conteudo do artigo do Paulo (vou ler daqui a pouco, mais vindo dele eu confio…)

Uma coisa que pode ser util para você no futuro, use o hibernate EntityManager, para facilitar a troca do ORM “caso seja necessário”.

Criado 20 de agosto de 2009
Ultima resposta 21 de ago. de 2009
Respostas 4
Participantes 4