Hibernate + PostgreSQL, chaves composta com FK + Serial

Galera, to precisando de um help. To tentando aqui a dois dias e esse negócio não anda.

Tenho Clientes que possuem vários Telefones.
O Id de Clientes é Serial. O id de Telefones é o Id do cliente e mais um id serial.

Já tentei seguir o tutorial do Cezar Signori (http://cezarsignori.wordpress.com/2008/07/15/palhinha-sobre-jpa-ejb-e-jsf-parte-i/)
Funcionou a consulta mas não a percistencia de telefone.
Também achei muito trabalhoso, imagino que deve ter um jeito simples.
Eu estou pegando o mapeamento automatico do NeBeans, tanto pra entidade quanto pro controler. Fazendo o metodo do Cezar tive que trocar todo o controler.

Então a pergunta é assim, para Serial, só com
@GeneratedValue(strategy = GenerationType.SEQUENCE, generator = “sq”)
@SequenceGenerator(name=“sq” sequenceName = “clientes_id_cliente_seq”, initialValue=1, allocationSize=1)
???

E quando tenho a chve composta mapeada em outra classe, não tem como mesmo mapear a sequencia e FK??? Sem ter q fazer esse proesso todo descrito no link?

O maior problema foi que quando tirei o get e set TelefonePK da classe Telefone, eu instanciava passando a chave, mas na hora de salvar dizia que estava null(acho que estava pegando da classe TelefonePK por causa da annotation @IdClass(TelefonePK.class)

Acho que não adianta anexar codigos, pq é muita coisa e acho que ninguem vai se empenhar em ler e também acho que não vai ajuadr em nada.

Se alguém tiver um tutorial, um exemplo, ou qualquer coisa que explique isso como mapear chaves compostas por FK + Serial.

Valeu!

p.s.: Mapear chave simples serial do cliente funcionou susse.