Hibernate Search, duvidas

Eu estou com sérios problemas com essa API, aparentemente ela é muiiiiiiiiiitooooooooooo imatura! Veja se alguem consegue me ajudar nesses problemas.

Já li, re-li a referência da API e lá diz que o Hibernate configura os indexes automaticamente. Quando inicio a aplicação o Hibernate cria o diretório com os indexes porém, dentro dos diretórios só contêm 2 arquivos com 20bytes cada sendo que em alguns exemplos que baixei da net existe vários arquivos com tamanho bem maiores que isso. Devido a isso eu faço uma busca simples o hibernate search não retorna nenhum registro enquanto que a Critéria retorna os registros: Primeira dúvida:
:arrow: Se meu banco de dados já tiver dados o Hibernate não indexa esses dados? Se não como eu posso indexar os dados que já existem no banco de dados?

Outra coisa, quando tento inserir um objeto novo no banco de dados está acontecendo o seguinte erro:

[code]java.lang.NoSuchMethodError: org.apache.lucene.document.Document.add(Lorg/apache/lucene/document/Field;)V
at org.hibernate.search.engine.DocumentBuilder.getDocument(DocumentBuilder.java:234)
at org.hibernate.search.event.FullTextIndexEventListener.onPostInsert(FullTextIndexEventListener.java:154)
at org.hibernate.action.EntityInsertAction.postInsert(EntityInsertAction.java:127)
at org.hibernate.action.EntityInsertAction.execute(EntityInsertAction.java:106)
at org.hibernate.engine.ActionQueue.execute(ActionQueue.java:250)
at org.hibernate.engine.ActionQueue.executeActions(ActionQueue.java:234)
at org.hibernate.engine.ActionQueue.executeActions(ActionQueue.java:141)
at org.hibernate.event.def.AbstractFlushingEventListener.performExecutions(AbstractFlushingEventListener.java:298)
at org.hibernate.event.def.DefaultFlushEventListener.onFlush(DeaultFlushEventListener.java:27)

(......)

[/code]

Alguns raaaarrrooosss tópicos sobre o erro localizados no google apontam para uma incompatibilidade. Ja tentei corrigir esse problema com diferentes versões do hibernate core 3, com diferente versões do hibernate search e com diferentes versões do hibernate annotations. Já até segui o que diz a matrix de compatibilidades do site do hibernate!!!
:arrow: Algum sabe como resolver esse problema? Existem incompatibilidades entre hibernate core, hibernate annotatiosn e hibernate search?

:arrow: Hibernate search serve para uso?

:arrow: Existe alguma alternativa que eu possa fazer buscas usando windcards em banco de dados que realmente funcione e que tenha boa documentação?

Att,

Eliezer

Eu tambem estou tentando entender o funciona essa api, configurei ela e ela gera os indices, o problema fica por conta do processo de recuperação.
Tive que fazer uma gambiarra miseravel tentar recuperar uma coleção com uma query do hibernate search e fazer um merge com a coleção que recupero com os outros campos…
Enfim, minha experiência não está sendo legal com essa API, alguém aqui já utilizou ela em projetos reais?