Aqui na empresa em que trabalho, o banco de dados DB2 fica no mainframe e todos os funcionários possuem login cadastrado na máquina. Quando um funcionário loga num sistema em COBOL, o serviço de segurança do mainframe (Hack F) checa as permissões que o usuário tem de acesso aos programas e às tabelas antes de liberar o recurso.
Os aplicativos web da empresa possuem a mesma característica com relação à autenticação de usuários. O usuário digita o login e a senha e eu uso esses dados para abrir uma conexão JDBC com o banco de dados do mainframe e executar as queries.
Estou pensando em usar Hibernate para poder melhorar a camada de persistência dos aplicativos hospedados no servidor Tomcat da empresa mas todo livro ou tutorial que leio só explica como abrir a conexão com o banco através do pool de conexões.
Gostaria de saber se tem como eu usar Hibernate sem o pool de conexões e como fazê-lo?
Pelo que eu entendi na documentação, essa configuração que você passou usa o pool default do Hibernate.
Essa configuração ainda não me serve porque o Hibernate deixou o usuário e a senha escrito no XML. Eu gostaria de passá-los “programaticamente”, em tempo de execução.