Hibernate, vale a pena?

11 respostas
dwduncan

Boa noite pessoal, acabei de dar uma lidinha em algumas apostilas sobre hibernate. Bem vamos lá, ao contrário do que imaginava não achei tão simples sua implementação dentro dos meus aplicativos. Pelo contrário, acho que já tô talvez “mal” acostumado a ir buscar tudo que quero nos bd com minhas querys, seja usando join ou não. Ou seja, vale apena estudar para usar uma ferramenta como hibernate mesmo eu conseguindo tudo que eu quero sem tem ter que utilizá-lo ? Um dos argumentos que li foi a econômia de código, mas ao mesmo tempo, acredito que com classes bem estruturadas destinadas a persistência eu consigo também fazer algo legível e com nenhuma repetição de código. Por favor, alguém poderia dizer se vale a pena utilizar uma ferramenta dessas e por quê ?

11 Respostas

Guilherme_Moreira

Boa noite!

Então, poderíamos ter dez páginas de discusão sobre se vale a pena ou não usar o hibernate, na minha opinião, depende =P

Vou falar algumas boas coisas do hibernate.

• Liberdade de escolha do banco de dados;
  • Facilidade de manutencão do código
  • Facilidade no mapeamento dos dados
  • Um gerente eficiente de conexões, pool e cache
  • Um eficiente gerador de query
  • outras…

espero ter ajudado, se quiser continuar esta conversa basta continuar este tópico =P

[]'s

peron

Humm…:

• Independencia de Banco de Dados (é difícil fazer isso, a gente pensa, é so usar SQL padrão, mas tente, por exemplo, fazer um limite! cada banco faz da sua forma!)

• Você só trabalha com Classes e Objetos. Persistência é só pra guardar os dados mesmo!!! Você gera o BD a partir do Hibernate, e não o contrário.

• Para cada objeto, se vc não usar hibernate, precisa fazer o select, usar os setters da vida, pra criar os objetos. Verificar se é inserção, alteração, fazer os sets corretos. Imagine mudar um campo de uma classe. No Hibernate, é só uma linha em um XML ou Anotação.

• Relacionamentos entre entidades, você faz isso facilmente no Hibernate.

• E outras.

Bom, é como religião, há quem goste, há quem não goste. Se você não gostou, não use.

Eu particularmente, se tem banco de dados envolvido no Projeto, HIBERNATE NELE!!!

Saudações

dwduncan

Valeu pela dica, mas para usar hibernate é necessário ter “domínio” em XML, confesso que sou fraco em XML e aceito dicas de links e tutorias onde eu possa melhorar com XML. Outra dúvida, por exemplo, aqui onde eu trabalho estão cogitando em mudar o bd de MYSQL para ORACLE. Pelo que entendi na resposta do nosso colega peron, eu pouco teria que me preocupar com essa mudança se utilizasse o hibernate, seria isso mesmo ?

Guilherme_Moreira

Hoje em dia bem pouco…vc consegue praticamente tudo com anotacões

dwduncan

Eu reparei que quando geramos classes de entidades no netbeans ele inclui algumas anotações junto ao código da classe, confesso que eu até apago-as por não saber usá-las. Pergunto, elas são eficientes, ou seja, vale a pena usa-las, segundo, conhece algum tutorial sobre anotações que eu possa ler, terceiro, as anotações independem do banco de dados que estou utilizando ?

Guilherme_Moreira

O próprio site do hibernate tem boas informacões
www.hibernate.org

Guilherme_Moreira

Mas como sempre o google é o melhor lugar…dá uma googlada e qq coisa pergunta aqui no guj

dwduncan

Grato pelas dicas, mas se possível só mais uma pergunta: usando anotações + hibernate eu posso migrar entre um banco tipo o mysql e o oracle sem ter que alterar o código, digo, tendo que não mudar “quase” nada no código ?

Guilherme_Moreira

sim sim, essa é a idéia…vc consegue mudar de banco pq quem gera o sql é o hibernate, vc só mostra o que ele deve gerar e ele gera o sql específico daquele banco

dwduncan

Valeu, agora tenho uma motivação excelente para usar hibernate. Olhando dessa forma ele faz uma excelente dobradinha com java, ou seja, JAVA(MULTIPLATAFORMA) + HIBERNATE("MULTI"BANCO DE DADOS), guardadas as devidas proporções.
Muito obrigado, essa informação foi importante.

P

As configurações do hibernate são feitas ou via XML ou via anotações no próprio codigo, quando vc usa o NB pra gerar as classes do BD vc não deve apagar as anotações, elas são as definições do hibernate !!!

Criado 11 de novembro de 2007
Ultima resposta 12 de nov. de 2007
Respostas 11
Participantes 4