Hibernate Validator - validação durante o select!

boa tarde pessoal
tenho a seguinte anotação em um POJO Aluno:

@NotEmpty(message="Nome vazio!") public String getNome() { return nome; }

tambem desativei as validações no hibernate.cfg.xml para apenas validar no insert e no delete

<property name="hibernate.validator.autoregister_listeners">false</property> <event type="pre-insert"> <listener class="org.hibernate.cfg.beanvalidation.BeanValidationEventListener" /> </event> <event type="pre-update"> <listener class="org.hibernate.cfg.beanvalidation.BeanValidationEventListener" /> </event>

a validação funciona legal, mas o problema é o seguinte. eu tenho uma lista em um <p:dataTable> (primefaces) e tenho um botão ‘Selecionar’ que seta o objeto da tabela (dataTable) no formulário, para edição ou remoção. mas quando tem a validação, ele não seta, apenas da a mensagem ‘Nome vazio!’, mas durante o select? ele parece validar antes de dar um set, mas eu configurei para validar apenas antes de salvar!
meu método que seta o usuário da tabela no formulário para edição

@Override public void selecionar() { if(alunoConsulta != null) { this.aluno = new ControladorAluno().getById(alunoConsulta.getId()); cursoAlunoSelecionado = aluno.getMatricula().getPrimeiroCursoAlunoCadastrado(); mudaCurso(); } }
tentei debugar, ele nem entra no método
onde estou errando? obrigado