Vou fazer uma aplicação, usando ou oracle ou sql server (nao sou eu quem decido isso, hehehe, senao…)
E achei mto interessante a matéria sobre o hibernate… porém, se eu utiliza-lo, perco toda a forca das procs, views, functions etc… teoricamente, eu perderia com isso, performance tbm…
Estou certo ou errado? Se eu tiver certo, é mto grande o impacto pelo beneficio do hibernate?
Usando hibernate vc perde so as stored procedures e functions, mas views continuam sendo uma boa
Mas, voltando ao assunto da performance… o que vc acha mais rapido? Usar uma ferramenta de mapeamento O/R (que tem caching, connection pooling e usa todo tipo de truque pra aumentar a performance) ou o seu codigo JDBC, que provavelmente nao vai ter nada, ou uma forma bem rudimentar, disso tudo?
Em primeiro lugar, obrigado pela resposta cv…
Bom, entao ficou claro q eu perco as procs… Mas vamos supor que via codigo mesmo, usando JDBC, eu me preocupe em usar pool e tudo mais, chegando até usar os design patterns… mesmo assim, o hibernate é uma boa saida?
Vai depender das decisões que forem feitas no seu projeto. Se decidirem usar procedures, talvez hibernate não fosse a opção mais adequada. Se for o caso, mesmo assim opte por um framework que lhe permita mexer menos possível com mapeamentos O/R.
p.s.: não me lembro bem como fazer em PL/SQL para o Oracle, mas para chamar uma procedure, usando TSQL (para o SQLServer), é só criar um PreparedStatement com o seguinte comando: “exec <minha_proc> <parametros>”. Hmmmmm… Talvez não seja complicado criar um suporte a Stored Procedures para o Hibernate :shock: