Olá!
Estou em dúvida quanto a utilização do Hibernate… :!: ainda não
tive contato com esta ferramenta, pois gostaria de saber antes
qual a vantagem de utilizá-lo? Tipo, ele é algo semelhante a um
dbDesigner por exemplo, ou MySQL Front… para trabalhar com
o BD?? Ou não tem nada a ver?? :oops: Se alguém puder me
orientar sobre a utilização desta ferramenta ficarei grata!
O hibernate não é apenas uma maneira de acessar um banco de dado (um front-end) MySQLFron, dbDesing… bem ele é uma maneira de fazer seu software, desenvolvido em Java, acessar um banco de dados eliminando a utilização de SQL dentro do código, isso, porque ele já faz uso desta linguagem de bd e utiliza objetos java para este fim, tornando assim seu código mais flexível e mais fácil de entender.
hmmm…
tah, naum sei se entendi bem… mas por exemplo… penso em fazer o código jsp no Dreamweaver… dae nesse código terá q existir uma conexão com o banco e tal… nesse caso eu iria trocar o dreamweaver pelo hibernate?? é mais ou menos isso, ou ainda naum…? to meio confusa…
Acho que você está um pouco confusa, veja só, o hibernate não é um software para desenvolvimento e sim um framework (conjunto de classes já implementsadas com um definido propósito), ele auxilia o desenvovimento de ferramentas que utilizam acesso ao banco de dados. normalmente quando vamos fazer o acesso ao bd utilizamos uma classe do jdbc, onde inserimos um url de conexão, um banco… e criar umas classes com metodos para inserir,alterar,pesquisar no banco e nestas classes era necessário a inserção de código SQL para cacessar os dados.
Com o hibernate você utiliza apenas uma configuração de arquivos xml e a manipulação de objetos (do framework) já prontos, ou seja, se você quizer mudar o banco, por emxmplo, de PostgreSQL para Oracle é necessário editar só um arquivo XML dá uma olhada neste material http://www.hibernate.org/hib_docs/v3/reference/en/html/ ,acho que vai dar uma visão geral do que se trata o hibernate… ainda estou por aqui se houver mais alguma dúvida
po valeu aih, axq jah to pegando a idéia…
ele pelo jeito facilita bastante, mas tenho q ver se pra minha aplicação será mesmo apropriado… bom, vou dar uma boa lida nesses materiais q me indicaram aki, mas ja entendi a funcionalidade desse framework… e podexá q qq duvida eu apareço aki denovo! heuasuahsua
para resolver isto o hibernate utiliza entidades com o nome de Critéria ou simples HQL que é uma liguagem simples, muito parecida com o SQL, porém utilizando objetos, ficando assim independente de banco de dados que você utilize. mas você pode inserir SQL em casos especiais em um xml e acessá-lo dentro do código. e assim você garante que todo o acesso do banco vai limitar-se a alterações de XML.