Hibernate

Galera,

Esse é meu primeiro post aqui, e tenho uma imensa dúvida:
Ontem tive uma prova na facul que caiu sobre hibernate que me deixou com uma dúvida…

Uma das questões dizia que o hibernate transforma objetos em linguagem Sql e vice-versa…

ai eu me pergunto…o vice-versa procede??

:shock:

Acho que pode-se se dizer que sim.

Já que em uma transação vc envia e recebe dados atraves do Hibernate.

Então ele transforma SQL em HQL(Sql em objetos), bem como HQL em SQL(Objetos em Sql).

Mas eis a questão…a idéia do hibernate não é transformar objetos em linguagem Sql…

ou posso lançar um sql puro lá que ele transforma em objeto?

[quote=Di3go_Gom3s]Mas eis a questão…a idéia do hibernate não é transformar objetos em linguagem Sql…

ou posso lançar um sql puro lá que ele transforma em objeto?[/quote]

A idéia do Hibernate é transformar tabelas relacionais de uma base de dados em objetos.

Vc pode trabalhar com Hibernate e apenas Sql. Muitas vezes, se faz View Dinâmica com Sql e o Hibernate que se vira depois.

o hibernate tem uma linguagem hql que portavel, porem hql nem sempre implementa tudo do sql, e as vezes é algo legado, e a galera do hibernate para nao perder desenvolvedores, que poderia nao usar o hibernate pq se ele nao desse suporte ao sql, simplesmente vc pode usar sql dentro do hibernate, agora eu acho que a pergunta foi mal feita pelo seu professor.