Hierarquia de Arquivos no Tomcat

7 respostas
novata

Olá,

Sou aprendiz em JSP e estou com uma dúvida relacionada a hierarquia de arquivos no Tomcat. Criei um servlet HelloWorld e criei uma pasta em Webapps\ROOT do Tomcat chamada Servlet. Gerei o .class do servlet e o coloquei no WEB-INF/classes, dentro dessa pasta Servlet. Depois criei o arquivo web.xml na pasta Servlet da seguinte maneira:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
<web-app>
<servlet>
<servlet-name>HelloWorld.class</servlet-name>
<servlet-class>Servlet.HelloWorld</servlet-class>
</servlet>
<servlet-mapping>
<servlet-name>HelloWorld</servlet-name>
<url-pattern>/HelloWorld</url-pattern>
</servlet-mapping>
</web-app>

Ao tentar entrar na url: http://localhost:8080/Servlet/HelloWorld , o tomcat informa o seguinte erro:

"The request resource (/Servlet/HelloWorld) is not available."

Será que alguém poderia me dar uma explicação geral sobre isso, e me ajudar a corrigir esse erro?
Outra pergunta, tem como fazer tudo pelo Eclipse, pq hoje eu escrevo o código no eclipse, que monta a hierarquia para mim, mas coloca essa hieraquia na pasta workspace do Eclipse. Tem como dar RUN pelo Eclipse?
Grata,

7 Respostas

Roger75

Tente colocar a pasta Servlet dentro da pasta webapps, e não da webapps\root.

novata

Continua dando o mesmo erro…

novata

Continua dando o mesmo erro…

Modifiquei meu web.xml de acordo com um site que encontrei, porém continua dando o mesmo erro… Alguém pode me ajudar?!

&lt?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?&gt
 &lt;web-app&gt;
 &lt;servlet&gt;
 &lt;servlet-name&gt;HelloWorld&lt;/servlet-name&gt;
 &lt;servlet-class&gt;HelloWorld.class&lt;/servlet-class&gt;
 &lt;/servlet&gt;
 &lt;servlet-mapping&gt;
 &lt;servlet-name&gt;HelloWorld&lt;/servlet-name&gt;
 &lt;url-pattern&gt;/HelloWorld&lt;/url-pattern&gt;
 &lt;/servlet-mapping&gt;
 &lt;/web-app&gt;
Luiz_Gustavo

Uma hierarquia de diretórios típica seria:

webapps\NomeDaAplicacao
webapps\NomeDaAplicacao\WEB-INF
webapps\NomeDaAplicacao\WEB-INF\classes
webapps\NomeDaAplicacao\WEB-INF\lib
webapps\NomeDaAplicacao\WEB-INF\web.xml

Em [b]webapps\NomeDaAplicacao[/b] você pode colocar arquivos html, jsp, imagens… tudo que fica nesta pasta é “visível” ao usuário…
É aconselhado criar outros diretórios para organizar o conteúdo, por exemplo: um diretório para suas páginas html, um para as páginas em jsp, um para as imagens… assim você poderia ter ainda:

webapps\NomeDaAplicacao\html
webapps\NomeDaAplicacao\jsp
webapps\NomeDaAplicacao\img

a primeira página acessada em sua aplicação (geralmente index.*) fica aqui também:

webapps\NomeDaAplicacao\index.*

Em webapps\NomeDaAplicacao\WEB-INF fica aquilo que não pode ser acessado diretamente pelos usuários.

Em webapps\NomeDaAplicacao\WEB-INF\classes ficam suas clases compiladas.

Em webapps\NomeDaAplicacao\WEB-INF\lib ficam as bibliotecas que sua aplicação venha a precisar, como por exemplo drivers jdbc.

Há uma apostila gratuita da Caelum sobre desenvolvimento web que pode te ajudar muito com relação a esses detalhes. Inclusive essa apostila ensina a instalar um plugin no eclipse para você gerenciar seu projeto TomCat, rodando tudo pelo eclipse.
Dá uma pesquisadinha aqui mesmo no guj que você encontrará referências a ela.

Acho que essas dicas podem te dar uma ajuda por enquanto.

[]'s

Luiz_Gustavo

Desculpe não dar tantos detalhes no post a respeito da configuração, é que qualquer explicação ficaria muito limitada se comparado ao que você pode encontrar na apostila, são muitos detalhes e muitas dicas.

Aqui você encontra a apostila.

[]'s

M

Luiz_Gustavo:
Desculpe não dar tantos detalhes no post a respeito da configuração, é que qualquer explicação ficaria muito limitada se comparado ao que você pode encontrar na apostila, são muitos detalhes e muitas dicas.

Aqui você encontra a apostila.

[]'s

Muito bem explicado na minha opinião.
Me ajudou tb, pois estou começando a mexer com java

Obrigado

Luiz_Gustavo

Que bom.
Sempre que puder estarei ajudando.

[]'s

Criado 25 de agosto de 2006
Ultima resposta 25 de ago. de 2006
Respostas 7