Hierarquia de telas Swing

8 respostas
ivela

Boa tarde, gujleiros!!

Já trabalhei bastante com Swing, inclusive até utilizando alguns frameworks para ajudar nas interfaces (como Thinlet e Gênesis).

Sempre que crio telas, sigo uma hierarquia onde sempre há uma tela “pai” e seus sub-componentes, como internal frames, abas, etc. interagindo com diálogos quando necessário (observem que nem cheguei num façade ainda - estou somente trabalhando a estrutura pura da GUI).

Em algumas ocasiões, já tentei mudar e adotar abordagens descentralizadas, mas que acabaram dificultando a manutenção e a montagem de novas telas.
Atualmente, estou preparando uma interface em JavaFX que até então, venho utilizando o mesmo conceito de hierarquias de componentes que utilizei com Swing.

Alguém tem um outro conceito além desse?
Na opnião de vocês, qual é a melhor forma de montar a estrutura GUI?
Algo que fuja do padrão?

Qualquer opinião será bem-vinda!

Valeu!!!

8 Respostas

Nicolas_Fernandes

Olá, Alevi!

Eu sigo o mesmo padrão que você, ao trabalhar com telas Swing!
Foi o melhor método que encontrei pra tal, cara.

Dá trabalho montar as classes Base, mas depois é só alegria!

Sinceramente? Não vale a pena ficar procurando por um padrão mirabolante. Se o padrão de Swing hierárquico já resolve, pra quê procurar algo de outro mundo, que é muito mais complexo e possivelmente te fará perder muito tempo?

Se alguém discordar, dê sua opinião!

Forte abraço!

ivela

Bom argumento, Nicolas!

Obrigado!!

ivela

Alguém mais tem opinião formada sobre o assunto?

ViniGodoy

Bom, eu adoto o mesmo padrão. Porém, eu adoto o conceito de que JDialogs não devem alterar os valores de objetos de negócio diretamente. Como o nome diz, Dialogs são para solicitar algum tipo de informação, não manipular classes de negócio.

O interessante é que isso funciona fantasticamente bem. As dialogs ficam desacopladas e fáceis de serem reutilizadas.

ivela

Beleza, Vini!!

Muito obrigado pela opinião!!

Abraços!!

Nicolas_Fernandes

Olá, Vini!

Não entendi muito bem sua explanação…

Poderia me dar um exemplo de como é sua abordagem de uso de JDialogs?

[]'s

paulofafism

Também sigo o mesmo modelo, onde utilizando JInternalFrames, JDialogs, agora a respeito de montar telas, deixo meus campos configurados no banco de dados, pois monto minhas telas de cadastros automaticamente, pois ai se eu precisar ocultar algum campo, ou deixa-ló inativo, vou lá e faço as configurações necessárias. Utilizando essa abordagem aumentei e muito a minha produtividade para desenhar telas. É também uso um framework proprio de binding que desenvolvi.

ivela

Olá Paulo!!

Legal a idéia do framework!
Muito obrigado pela opinião!!

Abraços!!

Criado 23 de setembro de 2009
Ultima resposta 24 de set. de 2009
Respostas 8
Participantes 4