Hierarquia para o aprendizado JEE

7 respostas
diegohsi

Boa tarde galera,
é o seguinte, eu andei lendo um pouco sobre JEE e é um conteúdo muito extenso e fiquei meio perdido no que estudar. Li sobre java beans (EJB), sobre java server pages (JSP), MVC, JDBC, RMI, struts e design pattern que eu me lembre. Certo, fiquei mais perdido que dente em boca de banguelo, não sei por onde começar a estudar, ainda não chegamos em desenvolvimento web na faculdade, mais ja quero arrumar um estágio na área. Eu estudei até o capítulo 8 do livro SCJP6 k. sierra, então meu conhecimento em POO ja está rasoável, não pretendo continuar para a certificação “por agora”, pois ja participei de várias entrevistas e sempre na prova de OO eu me saio bem, porém em java web sou uma negação, por exemplo, sempre pedem hibernate, ejb, jsf, servlets, jdbc, mvc, design pattern e banco de dados básico (tambem sei o básico de bd). Então… eu gostaria que vcs me dessem uma luz, um caminho para eu seguir, qual a hierarquia de estudo CORRETA para eu começar a estudar. Não precisam me explicar pra que serve cada coisa, me orietem apenas o fluxo de estudo para JEE.

Desde ja agradeço galera!!

7 Respostas

orogerio

Quando vou treinar pessoas aqui na empresa (que já conhecem um pouco de java básico e OO).

1º - JPA
2º - JSF
3º - EJB

Até mais
Rogério

V

Rogério,

Na minha opinião o ideal é começar de baixo, mesma q as tecnologias estejam um pouco depreciadas.

ex.
1 - POO e Java básico
2 - JSP e Servlets
3 - Frameworks Webs (JSF ou Struts + Hibernate, e tmb Spring)
4 - Design Patterns
5 - EJB 3
6 - J2EE Avançado(JMS, Web Services, etc…)

Não deixa de estudar as partes de processos como:
UML, RUP, Métodos Ageis, Requisitos, etc…

M

orogerio:
Quando vou treinar pessoas aqui na empresa (que já conhecem um pouco de java básico e OO).

1º - JPA
2º - JSF
3º - EJB

Até mais
Rogério

Concordo. Partindo do princípio que você já tenha noção de HTML.

diegohsi

Obrigado pelas opiniões, mais ainda estou num mato sem cachorro,

1º JPA ou JSP/Servlets/JSF ?

diegohsi

?

R

diegohsi:
Obrigado pelas opiniões, mais ainda estou num mato sem cachorro,

1º JPA ou JSP/Servlets/JSF ?

Que tal todos? :smiley:

Iniciando com JSP/Servlets,e depois que estiver maduro passando para os frameworks

M

Começa com JSP e Servlets, que são simples e não vai demorar muito pra você fazer algo.

JPA você estuda em seguida, pra fazer o acesso ao banco de dados.

Conhecendo esses razoavelmente bem, aqui em Uberlandia você já garante emprego. hehehehe

Criado 14 de dezembro de 2010
Ultima resposta 16 de dez. de 2010
Respostas 7
Participantes 5