Historia de vida e crescimento profissional

Baseado no topico Histórias de sucesso em TI, para nao misturar o intuito dele de contar historias pra quem entrou no mercado apos os 30 anos

achei interessante o topico dele, e acho interessante pra quem é novo na area tb, qual a perspectiva para os proximos 5 ~ 10 anos

Minha duvida é o seguinte: hoje vcs vivem somente com o salario do seu emprego? ou tem projetos por fora que rendem mais?

Minha historia eh a seguinte:
Tenho 23 anos, formado e terminando pos graduacao, e trabalho com Java a 7 meses (trabalhei 3 anos antes como Analista de sistemas Delphi), sou um mero Junior… espero daqui 5 anos (com 28 anos) estar tornando Senior e aos 30/31 anos virando lider tecnico ou gerente de projetos (com um MBA ou Pos em Gestao de projetos finalizada).

Este é um planejamento de longo prazo (7 a 10 anos). Espero estar com um cargo de confianca (Lider ou Gerente), ganhando um bom salario (dependende mto da regiao, por isso nao vem ao caso valores) e ganhando 20% do meu salario com projetos externos para uma renda extra.

Agora este é meu plano, mas e o medo de nao ser isso? e demorar 7 anos pra virar Senior e tals…
Por isso o topico, quanto tempo demoraram pra ir subindo de Junior > Pleno > Senior > Lider/Arquiteto/Gerente (normalmente tem uma fase que é um pouco de cada)

Ficaria muito grato se os mais experientes responderem…
Tenho curiosidade de saber “como vai ser meu futuro” (claro que o futuro sou eu que faco, mas nao quero me iludir tb :))

Como sou registrado como SÊNIOR, posso dar umas dicas valiosas: invente experiência, invente uns 3 ou 4 anos de experiência e realização de vários projetos para grandes empresas. Aí procure um emprego que não exija comprovabilidade e peça para registrarem como sênior.

Esforce-se bastante para ser apenas empregado o resto da vida e ganhar as sobras e migalhas do patrão. Todo empregado é um infeliz.

É triste ver que (ainda) existe gente na nossa área que pense desse jeito :roll:
Bom, vc pode crescer rapidamente dentro de uma empresa desse jeito.

Mas, se vc quiser crescer de uma forma, digamos, mais honesta, acredito que vc está no caminho certo. Antes de mais nada fez um planejamento, e agora tentará cumpri-lo.
Só não esqueça que para se conseguir promoções é necessário comprovar conhecimento. E conhecimento requer estudos + bons trabalhos em bons projetos.
Outra coisa: o topo de uma carreira não é, necessariamente, tornar-se gerente. Leia sobre [google]carreira em y[/google].

Claro que tem o caminho do “blefe”, de dizer que tem mais experiencia que se realmente tem. Bom, posso dizer que sou analista senior, tenho 31 anos e nunca precisei desse artifício. E comecei a programar com a sua idade (ou seja, 3 anos atrasado comparando com voce). É parecido com aquela história da porta larga e da porta estreita :slight_smile:

Agora, quanto a projetos por fora, isso vai depender de tempo, das suas pretensões financeiras (vc pode querer/precisar de mais dinheiro além do seu salário como empregado) e até de família (vai que resolve casar por exemplo). Pode-se precisar de mais dinheiro, e freelas são bem vindos. Só resta saber se vc vai ter tempo de executá-los.

Boa sorte na sua carreira!