Pessoal pra que serve o campo <id> do hibernate? É a declaracao da chave primaria da tabela? Percebi depois de ter feito alguns testes e ter finalmente uma simples insercao. Mas isso nao é trabalho do sgbd? E pq o hibernate nao faz apenas o mapeamento normal dos campos de uma tabela sem precisar de <id>. E se isso é possivel sem <id> queria que algem dissesse .
Valeu galera, vc ajudam muito. Joao.