Olá,
Hoje em dia, qual tecnologia está valendo a pena aprender? Se você parasse tudo agora e tivesse um tempo, você aprenderia qual? Porque?
Olá,
Hoje em dia, qual tecnologia está valendo a pena aprender? Se você parasse tudo agora e tivesse um tempo, você aprenderia qual? Porque?
Existem várias tecnologias bem cogitadas atualmente, vai depender do seu objetivo real.
Cara…Java !
E um assunto bem polemico, cada um vai dar uma opinião… mas penso que se o objetivo e uma rápida inserção no mercado de trabalho,
esta talvez seja a que tem mais demanda.Fiz esse mesmo questionamento a pouco mais de uma ano e meio atrás quando comecei a me interessar por desenvolvimento.Estava em duvida entre C#, Java ou Php… as que tinha mais anúncios de vagas… fiquei com o java e não me arrependo nenhum pouco.Logicamente depois percebi que a linguagem e so a forma de fazer , e que dependendo do projeto uma tecnologia e mais recomendada que a outra.Nesse meio tempo já tive que mexer em VB(ECAAA) , C# , javascript … e por ai vai … Se a ideia for conseguir um colocação no mercado de trabalho , apostava no Java , o .Net … Banco de dados , e dependendo do objetivo a triade(HTML/CSS/JavaScript).
Obj : JavaScprit também e um boa opção , mais ai vai depender muito da região.
Não importa tanto.
Primeiro deve focar nos conceitos básicos.
Depois, tem que se dedicar na opção escolhida. Para você dominar uma plataforma vai demandar anos de estudos e, principalmente, prática. Não recomendo ficar “pulando” de linguagem em linguagem, sem se fixar em uma. Todas tem pontos fortes e fracos.
Aproveitando o tópico, há vantagens de se aprender hoje alguma tecnologia relacionada ao paradigma funcional, como F#? Ultimamente tenho ouvido falar muito sobre programação funcional e tudo o mais, e até vejo uma vaga ou outra relacionada a essas tecnologias. Sinto que preciso aprender algo do tipo para não ficar defasado.
Como já diria aquela velha frase …, "Conteúdo nunca e demais ".Realmente e um tema bem recorrente , inclusive vai ser tema da palestra que vou assistir amanhã , organizada pelo CeJug … E realmente nessa areá tem que estar em constante evolução.
Depende, se você quiser atuar no mercado com essas linguagens pode ser uma vantagem aprendê-las?
Pra quem trabalha com java eu recomendaria clojure, ao invés de f#.
Depende, se você quiser atuar no mercado com essas linguagens pode ser uma vantagem aprendê-las?
Pra quem trabalha com java eu recomendaria clojure, ao invés de f#.[/quote]
Citei F# porque trabalho com .NET, na verdade. A ideia seria apenas aumentar a gama de habilidades com .Net. Se algum dia aparecer um projeto com f#, por exemplo, pelo menos estaria minimamente capacitado.
Citei F# porque trabalho com .NET, na verdade. A ideia seria apenas aumentar a gama de habilidades com .Net. Se algum dia aparecer um projeto com f#, por exemplo, pelo menos estaria minimamente capacitado.[/quote]
Em relação a .NET, se você não estudou ainda as novidades que vem por ai para web, que é o maior mercado, a prioridade sem dúvidas é estudar o ASP.NET 5 (antes chamado vNext) e .NET Core. Só nisso ai tem um mar de mudanças, caso você já desenvolva web atualmente.
Citei F# porque trabalho com .NET, na verdade. A ideia seria apenas aumentar a gama de habilidades com .Net. Se algum dia aparecer um projeto com f#, por exemplo, pelo menos estaria minimamente capacitado.[/quote]
Em relação a .NET, se você não estudou ainda as novidades que vem por ai para web, que é o maior mercado, a prioridade sem dúvidas é estudar o ASP.NET 5 (antes chamado vNext) e .NET Core. Só nisso ai tem um mar de mudanças, caso você já desenvolva web atualmente.[/quote]
Infelizmente eu tenho o péssimo hábito de não acompanhar as novidades do mundo .Net. Atualmente eu desenvolvo em ASP.Net MVC 4 e acredito ter um conhecimento mediano na tecnologia.
Alguns dias atrás comecei a ler um livro de Windows Phone que comprei há quase um ano. É um mundo novo para mim, pois apenas trabalhei com Web e Desktop. O próximo passo seria ler um livro sobre Kinect SDK e depois aprender Xamarin focando, num primeiro momento, na plataforma Android. Some a isso a impressão de aprender algo relacionado a programação funcional. Eu simplesmente sei que tenho um monte de coisa pra aprender, só não consigo definir as prioridades.
Em relação a .NET, se você não estudou ainda as novidades que vem por ai para web, que é o maior mercado, a prioridade sem dúvidas é estudar o ASP.NET 5 (antes chamado vNext) e .NET Core. Só nisso ai tem um mar de mudanças, caso você já desenvolva web atualmente.[/quote]
Infelizmente eu tenho o péssimo hábito de não acompanhar as novidades do mundo .Net. Atualmente eu desenvolvo em ASP.Net MVC 4 e acredito ter um conhecimento mediano na tecnologia.
Alguns dias atrás comecei a ler um livro de Windows Phone que comprei há quase um ano. É um mundo novo para mim, pois apenas trabalhei com Web e Desktop. O próximo passo seria ler um livro sobre Kinect SDK e depois aprender Xamarin focando, num primeiro momento, na plataforma Android. Some a isso a impressão de aprender algo relacionado a programação funcional. Eu simplesmente sei que tenho um monte de coisa pra aprender, só não consigo definir as prioridades.[/quote]
Então se você trabalha atualmente com ASP.NET MVC 4 ou até mesmo MVC 5, sem dúvida nenhuma vai ser muito importante desde já aprender ASP.NET 5 e .Net Core. Cuidado pra não confundir “ASP.NET MVC 5” com “ASP.NET 5”, que é uma versão nova do ASP.NET como um todo e não só do framework MVC ou WebApi.
Pra ter uma ideia dos itens que vai precisar pesquisar:
http://www.tecnoretorica.com.br/2014/11/dot-net-open-source-e-primeiro-dia-do-connect/
http://www.asp.net/vnext/overview/aspnet-vnext/aspnet-5-overview
E claro, já baixar o Visual Studio 2015 CTP 5.
Bom, depois disso tudo acho que já tenho coisas mais importantes para estudar.
javaflex, o que você pensa sobre Xamarin? Vale a pena dar uma olhada, acha que é promissor no mercado brasileiro?
[quote=Júlio Murta]Bom, depois disso tudo acho que já tenho coisas mais importantes para estudar.
javaflex, o que você pensa sobre Xamarin? Vale a pena dar uma olhada, acha que é promissor no mercado brasileiro?[/quote]
Não sei, não tive a oportunidade de trabalhar especificamente para mobile ainda, mas acredito ser uma boa quando nao tem verba para o manter o desenvolvimento diretamente em cada linguagem da plataforma. E o Visual Studio tem dado bom suporte, tem até emulador para Android.
Eu provavelmente aprenderia alguma tecnologia relacionada a música.
O que vale aprender depende muito:
a) Do que você já sabe;
b) Do seu objetivo com o aprendizado;
c) Da sua região.
[quote=Júlio Murta]
Se pretende se aventurar fora do mundo “CRUD web” algum dia, e querer alçar novos voos em projetos que envolvem criação de algoritmos, ou que tem muita regra de negócio, vai precisar conhecer uma linguagem funcional.
[quote=ViniGodoy]Eu provavelmente aprenderia alguma tecnologia relacionada a música.
[/quote]
???
Cite exemplos.
[quote=ImpossiveI][quote=Júlio Murta]
Se pretende se aventurar fora do mundo “CRUD web” algum dia, e querer alçar novos voos em projetos que envolvem criação de algoritmos, ou que tem muita regra de negócio, vai precisar conhecer uma linguagem funcional.[/quote]
Até onde sei é perfeitamente possível se aventurar fora do mundo “CRUD web” usando linguagens imperativas.
Cite exemplos.[/quote]
Recentemente vi alguns módulos para que fazem interface com instrumentos musicais (como teclados, baterias, etc). Há também vários algoritmos para processamento de áudio e edição de som, além de hardware específico para captura.
Não estou falando que isso vale a pena para o colega mas, certamente, valeria para mim. heheheheh
[quote=Júlio Murta]
Até onde sei é perfeitamente possível se aventurar fora do mundo “CRUD web” usando linguagens imperativas.[/quote]
Concordo. Se não fosse possível, eu não teria trabalhado em pelo menos 12 anos da minha carreira. heheheh
[quote=Júlio Murta]
Até onde sei é perfeitamente possível se aventurar fora do mundo “CRUD web” usando linguagens imperativas.[/quote]
no front-end você fala? Sem duvida.