Home Broker em JavaFX?

Por que todo Home Broker, ou é feito em Flash/Flex, ou é feito em Silverlight? (desconsiderando, claro, os feitos para desktop)

Não daria para fazer um sistema desses “inteiro em Java”, desde o back-end até a outra pouco, em JavaFX?

Aliás, o JavaFX “guenta o tranco” de uma aplicação “near realtime”?

Já vi dois home brokers feitos em Java como applets, mas como de costume é muito complicado fazer applets funcionarem corretamente em clientes (assinar, ver se a versão do Java está OK, baixar um monte de jars pesados etc.), portanto é provavelmente por causa disso que o pessoal passou a usar Flash ou Silverlight.

Até daria para fazer um sistema desses em JavaFX, o problema é que o Html5 está chegando para dar um fim em richmedia como flash, silverlight, javafx.

O grande problema de quem tem aplicações flex vai ser a migração, tendo em vista que é uma tecnologia com os dias contados.

[quote=doravan]Até daria para fazer um sistema desses em JavaFX, o problema é que o Html5 está chegando para dar um fim em richmedia como flash, silverlight, javafx.

O grande problema de quem tem aplicações flex vai ser a migração, tendo em vista que é uma tecnologia com os dias contados.[/quote]

Isso é verdade, mas existe uma vantagem do javafx em relação ao html5. Javafx usa a sintaxe java, e isso requer uma curva bem menor que a do javascipt. Digo isso porque já usei as duas plataformas em alguns trabalhos e sinceramente a javascript na minha opinião é mais custosa que a java.

Agora em termos de desempenho e recursos para web ainda não vi nada bater o v8 do chrome. A aplicação roda muito, muito rápido escrita com javascript com ele. Diga-se a webgl. Brutal.

[quote=entanglement]Já vi dois home brokers feitos em Java como applets, mas como de costume é muito complicado fazer applets funcionarem corretamente em clientes (assinar, ver se a versão do Java está OK, baixar um monte de jars pesados etc.), portanto é provavelmente por causa disso que o pessoal passou a usar Flash ou Silverlight.

[/quote]

concordo… se java não fosse tão pesada a maioria dos clientes seriam produzidos para.

Eu continuo com a impressão de que a turma (equipe de TI das corretoras) curte um Silverlight ou mesmo um Flex. Nada contra. Só penso que, “num mundo ideal”, “pendurar tudo na plataforma Java” seria bom. Ou não seria?

Outra coisa: dá para “fazer gráfico” com JavaFX (candlestick, bollinger, HiLo etc)?

Concordo. Acho que podemos falar também de NodeJS. Igualmente “brutal” o negócio.

Pergunta: o desempenho de aplicações JS “banca” as demais questões, como curva de aprendizado, “gerenciabilidade” do código etc?

E como plotar esses gráficos em JS?

[quote=jonbonjava]Eu continuo com a impressão de que a turma (equipe de TI das corretoras) curte um Silverlight ou mesmo um Flex. Nada contra. Só penso que, “num mundo ideal”, “pendurar tudo na plataforma Java” seria bom. Ou não seria?

Outra coisa: dá para “fazer gráfico” com JavaFX (candlestick, bollinger, HiLo etc)?[/quote]

Quanto a questão de “pendurar tudo na plataforma java” eu não concordo. Se você dispõe de ferramentas melhores que java em determinados quesitos.

Dá para fazer sim. Inclusive existem componentes prontos. Além do javafx ser muito flexível.

Concordo. Acho que podemos falar também de NodeJS. Igualmente “brutal” o negócio.

Pergunta: o desempenho de aplicações JS “banca” as demais questões, como curva de aprendizado, “gerenciabilidade” do código etc?

E como plotar esses gráficos em JS?[/quote]

Respondendo suas perguntas:

Acho que depende do que você está projetando. Eu acho mais custoso escrever em javascript. Mas é muito flexível.

Em questão de curva e complexidade, javascript na minha opinião é uma das mais complicadas que já usei. Apesar de script. Eu prefiro codificar em c++, java, c# ou pascal. Mas isso é pessoal. Simplesmente não gosto, apesar de saber usar.

Você pode usar a webgl presente no html5 para desenhar numa surperfície opengl. Aí você não tem limites.

Para saber mais sobre o v8:
https://developers.google.com/v8/design

Applet = problema

Sempre foi ruim por ser pesado

Hoje em dia é pior ainda porque é mais difícil encontrar java habilitado nos browsers, não só porque os browsers modernos desabilitam ele por questão de segurança, como também por causa da confusão 32/64 bits. Ex: Meu SO é 64 bits e por isso instalei o Java 64 bits, mas o navegador é 32 bits logo o plugin do Java não foi instalado nele

Só pra ilustrar meu exemplo:

Entrei numa página com Applet e não apareceu nada no Firefox, nem a barra pedindo pra instalar um plugin

Agora de positivo, apareceu no Chrome e o que eu não esperava: ele instalou corretamente e agora funciona applet nos 3 browsers! E felizmente applet hoje em dia carrega mais rápido e não trava tanto o browser como antigamente

Esse tipo de superfície é bem suportada pelo Internet Explorer e demais navegadores?

Concordo que os “experimentos” da Google com o Chrome são ótimos, mas e se eles forem incompatíveis ou instáveis em outros navegadores, será que vale à pena experimentá-los? :roll:

Dá para rodar em navegadores de dispositivos móveis sem maiores problemas? Ou temos de usar algum framework JS para mobile?

Esse tipo de superfície é bem suportada pelo Internet Explorer e demais navegadores?

Concordo que os “experimentos” da Google com o Chrome são ótimos, mas e se eles forem incompatíveis ou instáveis em outros navegadores, será que vale à pena experimentá-los? :roll:

Dá para rodar em navegadores de dispositivos móveis sem maiores problemas? Ou temos de usar algum framework JS para mobile?[/quote]

O internet explorer não suporta webgl, porque falta implementar boa parte da especificação do html5. Mas o opera, chrome, firefox e um outro que não me lembro o nome suportam.

Até agora, todos os que vi (uns 6 ou 7) eram feitos em HTML/JS mesmo. Um deles é usado por várias corretoras (Ativa, Spinelli, TOV).