Galera, me sinto indignado com o mercado de trabalho atualmente.
Grandes empresas estão adotando o método Home Office para diversos cargos, mas por que diabos não fazem isso para os cargos de desenvolvimento?
Rapaz, esse troço de cumprir 8 horas diárias pra desenvolver no escritório da empresa é uma porcaria. Nem sempre você tá inspirado para desenvolver um algoritmo, pior de tudo, é chato fazer isso num ambiente onde o telefone não pára de tocar.
Agente poderia fazer um movimento, Home Office já!
Eu concordo com você, mas tenho certeza que você sabe que trabalhar home office tem que ter um disciplina e não tem hora pra acabar então tem os dois lados da moeda. Você ta em casa mas pode passar de 8 horas trabalhada e a qualquer momento pode chegar um problema pra você solucionar.
Guilherme_Gomes
Sou desenvolvedor e não concordo.
Já fiz Home Office e por motivos pessoais odiei! É muito ruim as pessoas a sua volta não entenderem que vc está trabalhando e brigarem pra ir ao supermercado… Outra coisa é que você perde totalmente o contato social com as pessoas com o tempo, sentirão falta depois de um tempo.
Concordo que vai de pessoa pra pessoa. Mas alguns pontos me fazem ir contra essa metodologia:
Não dará certo para alguns que não tem disciplina e estes irão querer trabalhar em casa, gerando custo pra empresa. Não dá pra falar “você pode e você não pode”
Comunicação é vital! Não me venham com essa de Skype e MSN que hoje o mundo trabalha ágil. A gente precisa falar com as pessoas frente-a-frente pra conseguir deixar tudo claro. E nem sempre isso funciona. Imagina se fosse remotamente!
Esses pontos acima aconteceram comigo. Tinha gente que desenvolvia e não compartilhava o pensamento, o que resultava em muito refactoring. Outros simplesmente não faziam.
É fácil de entender o que estou falando, mas enxergar o peso desses problemas só é possível uma vez que passamos por isso. Então, não acho Home Office válido pois a empresa é uma equipe e não um funcionário.
Listei aqui somente os motivos pessoais, não os políticos que passei…
soaresinfo
Conheço o caso de uma empresa grande que começou a fazer isso, mas cada pessoa tinha direito a home office 1 dia por semana. Isso é muito bom para o desenvolvedor que precisa de concentração, mas outros profissionais tiveram problemas por serem líderes e frequentarem muitas reuniões.
É interessante ter um ou dois dias de home office por semana, mais que isso pode-se perder o entrosamento de uma equipe.
F
fabioEM
Já trabalhei Home office e achei muito bom! Sinceramente não trocaria por nada!
Só o fato de não ficar vendo os puxadores de saco, que ficam contando piadas, enrolando os chefes, fazendo tudo menos que trabalhar :lol: !!!
L
lokits5
dá uma lida aqui bons argumentos e mals tbm rsrs :shock:
Infelizmente a remuneração é muito baixa, não vale apena em minha opinião.
doravan
Foi justamente nisso que pensei quando sugeri o tópico.
Hoje, por exemplo, não fiz nada no escritório porque eu era interrompido a cada 10 minutos com telefone, colegas de trabalho contando piadas sem graça, ou chefe incomodando pra saber o que eu estava fazendo, ou outro colaborador sugerindo melhorias.
Digamos que, se eu tivesse tempo livre pra pensar no problema, os sistemas viriam com menos bugs, consequentemente com menos correções a serem feitas, e, de quebra, menos interrupções no meu trabalho.
Trabalhar em um escritório é simplesmente devastador para um analista de sistemas, uma interrupção inesperada simplesmente quebra o estágio alfa que procuro chegar quando tenho que resolver um algoritmo mais complexo.
M
marcosalex
É o bom e velho ‘depende’. Equipe, preferência pessoal, capacidade de comunicação da pessoa, disciplina, sociabilidade, …
F
felipefranz
Só lembrando que o home office é ilegal perante o ministério do trabalho.
Assim como contratação de PJ para trabalho de exclusividade, caracterizando relação empregatícia.
W
windsofhell
felipefranz:
Assim como contratação de PJ para trabalho de exclusividade, caracterizando relação empregatícia.
Existe alguma coisa que eh ilegal (DE VERDADE) no Brasil??
//Daniel
Marcio_Nogueira
No futuro o home office pode ser uma tendência, mas por enquanto a realidade é outra.
gomesrod
Um texto interessante sobre as vantagens da adoção em massa do trabalho remoto:
Eu gostaria de fazer Home Office mas nem todo projeto isso é possível. Ainda mais quando se entra pessoas novas na equipe fica mais fácil vc explicar ao vivo como funciona função ABC do que pelo msn/skype.
gomesrod
Isso é uma questão de adaptar às necessidades, não precisa ser o tempo todo em home-office.
No caso dos novos por exemplo, eles poderiam ficar full-time na empresa até estarem confortáveis, e o restante da equipe daria um jeito de sempre ter alguém para dar suporte.
Hebert_Coelho
Isso é uma questão de adaptar às necessidades, não precisa ser o tempo todo em home-office.
No caso dos novos por exemplo, eles poderiam ficar full-time na empresa até estarem confortáveis, e o restante da equipe daria um jeito de sempre ter alguém para dar suporte.
Concordo com isso.
Mas ouvi de uma gerente uma vez: “Aaaa, eu prefiro que a equipe não trabalhe home office, é bom ter o contato né??” -_-’’
gomesrod
Tradução: “Aaaaa, se eu não ver a cara de vocês aqui não vou saber se estão trabalhando” :lol:
sgaothaich
Um outro ponto negativo é que o que não é visto, não é lembrado. Trabalhando em casa fica mais difícil de você ser notado e vc tem que procurar alternativas para ser reconhecido. Talvez o interessante seria uma combinação dos dois.
Existe alguma coisa que eh ilegal (DE VERDADE) no Brasil??
//Daniel
Existe. Tudo que está explicitado nas leis.
O problema não é a ilegalidade ou não, é o executivo e a impunidade, mas não deixa de ser ilegal.
F
fabioEM
Um outro ponto negativo é que o que não é visto, não é lembrado. Trabalhando em casa fica mais difícil de você ser notado e vc tem que procurar alternativas para ser reconhecido. Talvez o interessante seria uma combinação dos dois.
Discordo completamente, na nossa ÁREA se o profissional é bom, é percebido quase que imediatamente, até se for trabalhar fora do sistema solar :lol: :lol: :lol: , te garanto!!
Assim, em nossa área quem é notado só por aparecer ou é um puxa saco; ou filho, amigo dos dirigentes; ou peixada.
Fala sério…
doravan
fabioEM:
Discordo completamente, na nossa ÁREA se o profissional é bom, é percebido quase que imediatamente, até se for trabalhar fora do sistema solar :lol: :lol: :lol: , te garanto!!
Assim, em nossa área quem é notado só por aparecer ou é um puxa saco; ou filho, amigo dos dirigentes; ou peixada.
Fala sério…
Concordo, a exemplo disso estamos aqui no fórum debatendo… e não estamos lado a lado, mas temos uma noção do nível de cada um quando vemos as respostas.
F
felipefranz
Eu acho o home office problemático por uma questão patológica, não profissional.
Ele é interessante para quem mora muito longe e tem que enfrentar muitas filas e acaba perdendo muita qualidade de vida indo e voltando para o trabalho, entretanto uma coisa que pouca gente comenta é o isolamento. Na nossa área as pessoas já tem uma tendência um pouco maior de se isolar das outras socialmente, um lugar onde as pessoas podem interagir, criar relacionamentos, amizades é o trabalho.
Claro que vai da opção de cada um, mas é algo que todos deveriam considerar, principalmente para quem já tem boa parte do lazer atribuído ao computador ou video game.
F
fabioEM
Eu acho o home office problemático por uma questão patológica, não profissional.
Ele é interessante para quem mora muito longe e tem que enfrentar muitas filas e acaba perdendo muita qualidade de vida indo e voltando para o trabalho, entretanto uma coisa que pouca gente comenta é o isolamento. Na nossa área as pessoas já tem uma tendência um pouco maior de se isolar das outras socialmente, um lugar onde as pessoas podem interagir, criar relacionamentos, amizades é o trabalho.
Claro que vai da opção de cada um, mas é algo que todos deveriam considerar, principalmente para quem já tem boa parte do lazer atribuído ao computador ou video game.
Com relação a lazer, interagir, reforçar laços, acho que nada impede um churrasco ou encontro na casa de alguém ou em um local específico.
F
felipefranz
fabioEM:
Com relação a lazer, interagir, reforçar laços, acho que nada impede um churrasco ou encontro na casa de alguém ou em um local específico.
Mesmo assim, você normalmente vai fazer isto com as mesmas pessoas, mas se você faz isto já não é algo problemático, é válido.
Eu acho importante conhecer novas pessoas, aprender com elas, dar risada no dia a dia pra quebrar um pouco a rotina, mas agora já estou falando de preferências pessoais, não substituiria nunca um trabalho presencial por home office. A não ser que o caminho para este trabalho atrapalhe significativamente a qualidade de vida, no meu caso acho tranquilo, são 20 minutos de ida e 20 de volta.
fabiocsilva
Melhor seu chefe perguntando como anda o projeto do que sua mãe pedindo para abrir o portão ou sua mulher pedindo pra fazer o mercado da semana.
F
fabioEM
Realmente felipefranz,
A vontade de trabalhar como Home Office nasce por várias razões como diz o Jason Fried
existem distrações voluntárias; aquelas que são criadas por você mesmo e distrações involuntárias criadas por outros colaboradores de seu ambiente de trabalho.
Quem trabalha com lógica, raciocínio, afim de construir uma solução inteligente para um problema, afirma Jason Fried e eu particularmente concordo, que o profissional necessita de uma boa dose de concentração. A questão é, como é possível ter concentração se alguns colegas preferem: fazer lazer; interagir; discutir sobre problemas pessoais; fazer fofoca; falar mal de colegas; puxar saco e por ai vai… http://www.ted.com/talks/lang/por_br/jason_fried_w…ork.html#.TqXXhwt7qxs.facebook
(já foi citado aqui)
Quem trabalha na gerência em geral não precisa de tamanha concentração, se for o seu caso, posso entender o seu ponto de vista. Realmente gerenciar uma equipe de casa deve ser chato :lol: :lol: :lol:
pinto
Por que ilegal?
Que lei estaria sendo infringida neste caso?
sgaothaich
fabioEM:
Fala sério…
Eu não acho que seja só questão de puxa-saquismo, e sim do seu esforço pra entregar resultados, e qualidades não-técnicas serem percebidos.
Não quero dizer que é impossível ser reconhecido mas eu acho sim que home office dificulta. Claro que isso é mto relativo, tem gente que mesmo trabalhando na empresa não se faz notar.
Hebert_Coelho
Tradução: “Aaaaa, se eu não ver a cara de vocês aqui não vou saber se estão trabalhando” :lol:
Exato. -_-’’
M
marcosalex
Cada um tem as vantagens e desvantagens. Pra empresas que valorizam a comunicação e habilidades pessoais, o home office pode ser arriscado. Mas se a pessoa realmente for avessa à iteração e tiver um perfil técnico e disciplinado, pode se adaptar melhor, desde que a empresa curta ou prefira esse perfil.
Hebert_Coelho
Mas pow, home office aqui no RJ ia ser show viu! Tirar um dia da semana, ir para praia com 3g e codificar ao som do mar e tomando mate geladinho! =D
F
felipefranz
fabioEM:
Realmente felipefranz,
A vontade de trabalhar como Home Office nasce por várias razões como diz o Jason Fried
existem distrações voluntárias; aquelas que são criadas por você mesmo e distrações involuntárias criadas por outros colaboradores de seu ambiente de trabalho.
Quem trabalha com lógica, raciocínio, afim de construir uma solução inteligente para um problema, afirma Jason Fried e eu particularmente concordo, que o profissional necessita de uma boa dose de concentração. A questão é, como é possível ter concentração se alguns colegas preferem: fazer lazer; interagir; discutir sobre problemas pessoais; fazer fofoca; falar mal de colegas; puxar saco e por ai vai… http://www.ted.com/talks/lang/por_br/jason_fried_w…ork.html#.TqXXhwt7qxs.facebook
(já foi citado aqui)
Quem trabalha na gerência em geral não precisa de tamanha concentração, se for o seu caso, posso entender o seu ponto de vista. Realmente gerenciar uma equipe de casa deve ser chato :lol: :lol: :lol:
Não estou falando em relação a produtividade, nisto eu acredito que o home office é melhor para determinado perfil de pessoas, estou falando em relação a qualidade de vida.
Eu gerencio projetos, mas já programei, só que não faria nenhum deles home office. E gerenciar projetos à distância não é tão incomum com esta onda de outsorcing e projetos globais
Tanto não é que no MBA da FGV tem um módulo internacional (neste caso específico em Washington) no final para quem quiser fazer que é voltado exclusivamente para o gerenciamento de projetos de equipes globais, com visitas às práticas de empresas como a NASA, pentágono, FMI, escritório do governo americano entre outros.
F
felipefranz
Depende muito do seu perfil, no geral acho mais fácil a pessoa não conseguir aproveitar tanto a praia tendo uma entrega importante pra fazer (e sempre tem). As pessoas normalmente são ansiosas.