Desenvolvi um software, mas estou pensando em adicionar um módulo para trabalhar com cupom fiscal …
Alguém sabe de algum roteiro, regras, campos necessários para trabalhar com ECF? e a homologação do sistema ??? Onde faço, Como faço, Quanto custa? O que é analisado?
Obs…Já tenho um sisteminha de controle de estoque , PDV e trabalha tudo legal, só falta adicionar este módulo
Você faz na secretaria da fazenda e é um processo um pouco burocrático.
Acredito que você indo lá eles te daram as informações necessárias.
Outra coisa, seria interessante você postar um estudo de caso sobre isto quando terminar, para os demais colegas em situações similares fiquei mais failiarizados com o assunto
Por mais que alguém tenha passado, ainda é importante você procurar as instruções pela secretaria do seu estado, pois a legislação fiscal muitas vezes muda de um estado para o outro.
Acho que você está querendo certificar PAF-ECF? Certo?
O que eu sei é que apenas a aplicação que faz uso de impressora fiscal deverá ser homologada.
Ou seja, seu sistema tem vários “módulos” diferentes, porém apenas a que utiliza a fiscal deverá ser certificada.
O caminho certo para maiores informações é como o usuário m0ska falou.
Pow, legal, eu abri outra Thread sobre esse mesmo tópico e nem tinha visto essa. (Lina, por favor, tem como você excluir ou trancar o outro tópico? É que ele quer dizer a mesma coisa que esse aqui, mas ninguém respondeu nada ainda. Foi eu quem criou o outro tópico: Homologação PAF-ECF).
Pois bem, eu desenvolvi aqui um PDV e agora estou correndo atrás da Homologação. É justamente aí que mora o problema: a net tem muita coisa sobre como o programa deve funcionar, mas muito pouco sobre Homologação. Mas, visto que eu sou brasileiro e não desisto nunca, acabei vendo que a Secretaria da Fazenda não realiza os testes, mais sim o COTEPE (Comissão Técnica Permanente). Daí, se o COTEPE aprovar o nosso Software, simplesmente manda o resultado pra SEFAZ, que por sua vez homologa. Eu só não sei ainda como chegar lá (na COTEPE) e preciso confirmar direito essas informações. Sei também que os testes devem custar bem caro (de 3k a 5k).
Seria legal se alguém que já homologou o software viesse aqui falar com a gente. Abrass.
PS: Comissão Técnica Permanente parace mais um nome dado a um grupo de JEDIs, Maçonaria ou grupo de advogados do STJD.
Oddy.Silva como vc fez os testes para comunicação com impressora de cupom fiscal? Tens algum emulador ou conseguiu uma impressora mesmo? Se for um emulador…pode me passar o endereço para download?
Vou baixar este emulador para dar uma analisada nele… Obrigado pela informação…
Mandei um email esses dias para uma empresa pedindo sobre valores de homologação… para um sistema paf-ecf… 2000,00 mais ou menos… kkkk facada
Revivendo o tópico…
Uma dúvida…
na questão de homologação, posso homologar o sistema uma vez e instalar em vários clientes ou tenho que homologar o mesmo sistema para cada cliente?
Alguém já passou por isso?
E a parte que vai ser homologada seria somente o pdv ou a retaguarda também?