Hospedando Web-app's Java

Olá, estou com uma indecisão e preciso de suas opiniões. Na empresa que trabalho estamos finalizando uma ferramenta de automação comercial web que é feita em Grails (groocy\Java). Qual seria o certo: contratar um serviço de hospedagem e me livrar de tudo relacionado a manutenção de servidores (embora eu ainda teria a responsabilidade de administrador) ou contratar apenas um serviço de registro de domínio p/ cada cliente (eles querem acessar o sistema pela web) e ter uma equipe da minha empresa responsável pela manutenção ?? Tenho essa dúvida pq é muito caro o serviço de hospedagem Java, e dentro da minha inexperiente visão seria mais conveniente, rápido e barato comprar e manter servidores próprios p/ cada cliente

imagino que manter uma equipe assim (para prover serviço com qualidade e segurança) seja mto mais dispendioso que contratar um serviço terceiro. Imagine, salarios (de bons profissionais), impostos e etc… claro que vc vai cobrar dos clientes, porem dependendo do numero e tamanho dos clientes ainda assim nao é possivel cobrir os gastos.

bom opiniao pessoal. dae vc tem que analisar quanto sua empresa pode investir e como.

abrasssssssss

Concordo com o Renan, ter uma estrutura própria pode sair muito mais caro do que vc contratar um servidor dedicado. Manter esse tipo de estrutura só compensaria se vc tivesse uma quantidade de clientes que cobririam a despesa da estrutura a um baixo custo para cada cliente.

Concordo com os brothers! Concerteza vai sair mt caro manter uma estrutura dessas na sua empresa… Se ficar trankz, manda bala! SE naum o lance é contratar um server dedicado msm!

[]s!

Bom ele nao precisa comprar servidor fisicos, pode comprar VPS para cada cliente e sua empresa fica responsavel por administra-los.

VPS ficam em grandes datacenters, voce ja teria toda uma infra de segurança, adiciona um plano de backup no pacote e vai de boa.

O que nao sei é se ficaria mais barato, mas vc poderia ter um VPS mellhor e hospedar varios clientes no mesmo servidor!

Trabalhei como Admin Linux muitos anos. Muita gente acha que administrar Linux é como usar Linux. Esqueça. Não é a mesma coisa. A dor de cabeça é grande e, mesmo VPS, vai ter que dedicar 1 ou 2 para ficar administrando. Você vai se surpreender com as maravilhas que os usuários farão.
Administrar um sistema operacional com Java então, minha nossa. Espero que vocês façam todos os testes, porque já vi maravilhas em termos de performance. O mais impressionante é que até hoje o programador se preocupa muito com a “beleza” do desenvolvido, mas esquece a “feiura” da performance.
Se for para ter esta dor de cabeça, melhor contratar a hospedagem de uma empresa especializada e dormir em paz. Você também pode terceirizar o suporte ao dedicado. Contrata o dedicado e contrata uma empresa que vai manter a administração do servidor. Da mesma forma, vocês dormem em paz.

[quote=djemacao]Trabalhei como Admin Linux muitos anos. Muita gente acha que administrar Linux é como usar Linux. Esqueça. Não é a mesma coisa. A dor de cabeça é grande e, mesmo VPS, vai ter que dedicar 1 ou 2 para ficar administrando. Você vai se surpreender com as maravilhas que os usuários farão.
Administrar um sistema operacional com Java então, minha nossa. Espero que vocês façam todos os testes, porque já vi maravilhas em termos de performance. O mais impressionante é que até hoje o programador se preocupa muito com a “beleza” do desenvolvido, mas esquece a “feiura” da performance.
Se for para ter esta dor de cabeça, melhor contratar a hospedagem de uma empresa especializada e dormir em paz. Você também pode terceirizar o suporte ao dedicado. Contrata o dedicado e contrata uma empresa que vai manter a administração do servidor. Da mesma forma, vocês dormem em paz.[/quote]

Cara, com seus argumentos, eu decido pro contratar um serviço de hospedagem!

[quote=LuksS][quote=djemacao]Trabalhei como Admin Linux muitos anos. Muita gente acha que administrar Linux é como usar Linux. Esqueça. Não é a mesma coisa. A dor de cabeça é grande e, mesmo VPS, vai ter que dedicar 1 ou 2 para ficar administrando. Você vai se surpreender com as maravilhas que os usuários farão.
Se for para ter esta dor de cabeça, melhor contratar a hospedagem de uma empresa especializada e dormir em paz. Você também pode terceirizar o suporte ao dedicado. Contrata o dedicado e contrata uma empresa que vai manter a administração do servidor. Da mesma forma, vocês dormem em paz.[/quote]

Cara, com seus argumentos, eu decido pro contratar um serviço de hospedagem![/quote]

Certo entao quer dizer que posso fazer um sistema cheio de furo de memoria, cheio de bug que contratando um serviço de hospedagem estarei a salvo??? Ta brincando né???
Sistema Operacional com java?? do que esta falando? Esta falando como se os usuarios fossem “usar” o SO se logando nele e etc.
Os usuarios terao apenas a aplicação via browser, ou seja terao apenas o que os programadores querem que eles vejam, em cima do que esta rodando eles nem saberão!! E nao va me dizer que nos planos de hospedagem tem uma linha no contrato que diz assim: “Garantimos qualquer defeito na tua aplicacao!!” só pode ser brincadeira ou voce se expressou mal!!

[quote=fredferrao][quote=LuksS][quote=djemacao]Trabalhei como Admin Linux muitos anos. Muita gente acha que administrar Linux é como usar Linux. Esqueça. Não é a mesma coisa. A dor de cabeça é grande e, mesmo VPS, vai ter que dedicar 1 ou 2 para ficar administrando. Você vai se surpreender com as maravilhas que os usuários farão.

Cara, com seus argumentos, eu decido pro contratar um serviço de hospedagem![/quote]

Certo entao quer dizer que posso fazer um sistema cheio de furo de memoria, cheio de bug que contratando um serviço de hospedagem estarei a salvo??? Ta brincando né???
Sistema Operacional com java?? do que esta falando? Esta falando como se os usuarios fossem “usar” o SO se logando nele e etc.
Os usuarios terao apenas a aplicação via browser, ou seja terao apenas o que os programadores querem que eles vejam, em cima do que esta rodando eles nem saberão!! E nao va me dizer que nos planos de hospedagem tem uma linha no contrato que diz assim: “Garantimos qualquer defeito na tua aplicacao!!” só pode ser brincadeira ou voce se expressou mal!![/quote]

Leia novamente, por favor!
Leia novamente, please!
Se não entender, leia mais uma vez.
Eu DISSE e repito, se você pega um SO só seu, se der problema, é todo SEU. Parou, não subiu mais, tentou instalar e não conseguiu, derrubou no meio da madrugada e ninguem viu, e’ problema todo e completamente SEU.
Ninguém, nem hospedagem alguma permitira que vc consuma todos os recursos da máquina. Mas se der pau, param, lhe informam e vc corrige. Tudo está lá, continua lá e permanecerá lá. Mas se a máquina for sua, você pode ir além, causar problemas que nem sequer você resolve (já viu sobrecarga de HD?) e quem vai reparar isso é somente você. Pensa que é colocar um Linux/Unix no ar que ele nunca vai parar? Pensa que não existem ataques DoS? De que usuários pensa que estou falando, só dos que vc tem como cliente?
Some isso a sua aplicação que poderá ser um problema de performance não reparado antes e pum, vc tem uma bomba na mão.
Entendeu ou quer que eu DESENHE?

[quote=djemacao][quote=fredferrao][quote=LuksS][quote=djemacao]Trabalhei como Admin Linux muitos anos. Muita gente acha que administrar Linux é como usar Linux. Esqueça. Não é a mesma coisa. A dor de cabeça é grande e, mesmo VPS, vai ter que dedicar 1 ou 2 para ficar administrando. Você vai se surpreender com as maravilhas que os usuários farão.

Os usuarios terao apenas a aplicação via browser, ou seja terao apenas o que os programadores querem que eles vejam, em cima do que esta rodando eles nem saberão!! E nao va me dizer que nos planos de hospedagem tem uma linha no contrato que diz assim: “Garantimos qualquer defeito na tua aplicacao!!” só pode ser brincadeira ou voce se expressou mal!![/quote]

Leia novamente, por favor!
Leia novamente, please!
Se não entender, leia mais uma vez.
Eu DISSE e repito, se você pega um SO só seu, se der problema, é todo SEU. Parou, não subiu mais, tentou instalar e não conseguiu, derrubou no meio da madrugada e ninguem viu, e’ problema todo e completamente SEU.
Ninguém, nem hospedagem alguma permitira que vc consuma todos os recursos da máquina. Mas se der pau, param, lhe informam e vc corrige. Tudo está lá, continua lá e permanecerá lá. Mas se a máquina for sua, você pode ir além, causar problemas que nem sequer você resolve (já viu sobrecarga de HD?) e quem vai reparar isso é somente você. Pensa que é colocar um Linux/Unix no ar que ele nunca vai parar? Pensa que não existem ataques DoS? De que usuários pensa que estou falando, só dos que vc tem como cliente?
Some isso a sua aplicação que poderá ser um problema de performance não reparado antes e pum, vc tem uma bomba na mão.
Entendeu ou quer que eu DESENHE?[/quote]

AAAAAA ta entao eu nao tinha que ler e reler, eu tinha que esperar voce escrever algo com sentido, porque o primeiro post nao fez nenhum, agora fez um pouco, porque no primeiro tu pensou mas esqueceu de digitar!
E ainda assim respondeu este como se tivesse escrito no primeiro!! Incrivel :shock: Amigo isso é um forum, se tu nao escreve cada palavra do que esta pensanso ninguem vai advinhar, isto não é uma conversa cara cara. Quer desenhar desenhe, mas nao esquece de postar o desenho, que foi o que tu fez no primeiro post!!

Voltando ao topico, ainda acho que nao tem tanta zica assim nao, hacker?? Ok, pode ocorrer ninguem esta livre disso, mas nada que um VPS com backup(diga-se snapshot) diario da VM nao resolva, por isto acho o mundo VM maravilhoso, nele tu faz backup do server como um todo, basta jogar o VMDK(no caso da VMWare) na pasta e teu server esta de volta como novo!!