Oi Pessoal, !!
Desenvolvi um aplicativo, utilizando a seguinte estrutura: ambiente Windows, eclipse 3, hibernate, mysql 4, Tomcat 5, JSP e Servlets.
Este aplicativo contém autenticação, acessos restritos … em fim é um sisteminha não muito complexo mas tem as suas idiossincrasias.
Tudo localmente funciona perfeito, mas preciso que este funcione na WEB, então fui hospedar este aplicativo … ai começaram os problemas.
Eu nunca tinha hospedado um aplicativo Java, pois sempre trabalhei em empresas que tem uma equipe dedicada aos servidores, fazendo com que eu nunca me preocupasse com isso.
Fiz o seguinte: registrei um domínio, e procurei um local para hospedar, que suportasse Java. De inicio já foi um problema pois o suporte da empresa confundiu Java/J2EE com Javascript, então depois que eu já tinha hospedado nesta empresa eles vieram me dizer que não suportavam, se desculpando pelo fato. Tudo bem parti pra outra.
Agora estou em uma empresa que suporta Java, mas da seguinte forma: eles criaram na minha raiz um WEB-INF, onde eu coloco os meus servlets, e o restante da minha aplicação fica em outra pasta (public_html), já comecei a estranhar, pois achei que eu teria direito a uma “instancia” do webapps para ter autonomia da minha estrutura, então ai começaram os problemas, pois os servlets por obrigação tem que ficar neste WEB-INF que eles criaram, não o da minha aplicação onde tem toda estrutura, então para chamar os servlets mudou o caminho, pela configuração deles eu tenho que escrever na URL …/servlets/… e na minha aplicação eu não tinha, então já tive que alterar a minha aplicação.
Após estes contratempos agora esta com outro problema que este acho que nem saberia explicar para eles que é: o HttpSession não esta funcionando, ou seja não estou conseguindo inserir atributos na sessão da minha aplicação, e sem isso ela não funciona, pois para a autenticação eu coloco atributos na sessão para identificar o usuário logado.
Em fim … desculpem este meu desabafo, mas compartilhar problemas muitas vezes se torna solução para outras pessoas.
Alguém saberia me dizer se estes problemas são normais ? Conhecem algum lugar onde eu possa hospedar minha aplicação mas que funcione ?
Desde já agradeço,
Roberto Costa