HQL referenciando um set

Pessoal, pergunta idiota, quero fazer uma consulta no hibernate através de um set, tem como?
Explicando melhor, suponha que eu tenha uma tabela clientes relacionada com a tabela pedidos, dessa forma, um cliente pode ter varios pedidos, entao dentro da classe Cliente eu tenho um atributo Set pedidos, que representa os pedidos daquele cliente, agora o problema é que eu preciso obrigatoriamente fazer um hql buscando da classe Cliente: “FROM c in class Cliente”, não posso aqui referenciar o pedido no from, sei que facilitaria mas nao posso. Enfim, minha duvida é como por exemplo, montar um hql para saber quais clientes fizeram pedido de um dado produto (tendo o FROM acima)
Seria algo do tipo: FROM c in class Cliente Where c.pedidos.nomeProduto=‘Bola’
?

Tentei isso mas me retornou o seguinte erro:
expecting ‘elements’ or ‘indices’ after:
Alguem como fazer isso?

Alguém, sabe me ajudar nesta?

PErae… tah meio confuso!
Vc tem duas classes… Cliente e Pedido. Certo?

Na classe cliente vc tem um atributo pedidos, como exemplificado abaixo?

@ManyToOne
private List pedidos;

Se sim… a resposta eh simples… naum precisa nem fazr consulta no Banco!
Eh soh chamar o getter getPedidos e ele jah faz o select pra vc…
Caso naum… Entao no Pedido vc deve ter uma referencia para Cliente e neste caso vc pode fazr um hql

ou algo do genero!

Espero ter ajudado!

É quase isso ai, na minha classe Cliente eu realmente tenho um atributo pedidos, só que eu quero é realizar um hql em que eu filtre os clientes que fizeram determinado pedido, não quero necessariamente buscar os pedidos, eu quero é retornar o cliente que tem X pedido associado a ele, e quero fazer isso pelo HQL, referenciando para tal então o set de pedidos relacionado ao Cliente. Ressaltando que não posso basear meu HQL em “FROM PEDIDO” ele deve ter é “FROM CLIENTE”, portanto um

não me atende, o que eu queria é algo do tipo

Sendo que o atributo pedidos é um set no meu hbm.
Alguem sabe como fazer isso?

Já tentou algo como o exemplo abaixo?