Pessoal, estou fazendo uns testes com iReport e HSQLDB pra conhecer tanto o DB quanto o gerador.
Estou tendo problemas de conexão, e tenho conhecimento geral escasso sobre conexão com bancos.
Pra começar não sei direito como faço pra conectar do iReport para o banco que eu utilizar em meu projeto.
Pensei no seguinte: devo fazer testes apontando para um banco em um diretório e quando for utilizar no projeto somente mudo o caminho.
Acontece que não entendo como funciona o HSQLDB, por exemplo, como ‘startar’ ele ? pois ele não me parece como um banco MySQL por exemplo, ele não fica ‘ativo’ pra eu fazer uma conexão com ele.
Então criei no diretório D:\ uma pasta com os arquivos básicos pra iniciar o DB.
Tentei conectar com esse caminho do jdbc no iReport: ‘jdbc:hsqldb://10.0.1.1:9001/TESTE’.
Porém no meu pensamento o HSQLDB nem está funcionando pra eu conectar. Então essa escolha de porta e host
eu encontrei na internet pra fazer testes mas nem acreditava que ia dar algum sinal.
Se eu colocar jdbc:hsqldb:file acho que vai causar muita confusão quando for fazer testes com relatórios em um projeto.
A melhor forma seria utilizar direto o banco do projeto mesmo.
Nesse teste que fiz aconteceu esse erro:
[code]Exceção
java.sql.SQLException: The database is already in use by another process: org.hsqldb.persist.LockFile@445e5479[file =\10.0.1.1:9001\TESTE.lck, exists=false, locked=false, valid=false, ]: java.io.FileNotFoundException: \10.0.1.1:9001\TESTE.lck (Access is denied)
[/code]
Então pra resumir, depois desse erro fiquei em dúvida se é erro de configuração de acesso ou se é o arquivo .lck (que segundo li deve ser deletado, porém procurei por ele e nem encontrei).
Pra concluir, preciso de ajuda nessa configuração, e também quero entender melhor como funciona o banco ( as conexões em geral).
Qualquer indicação de conteúdo ou dicas de estudo ajudam muito.
Obrigado !